Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Captura de Osama bin Laden trás otimismo aos mercados e incentiva a compra de ações; petróleo cai com expectativa de menor risco na produção do Oriente Médio

Índices futuros nos EUA operam em alta após morte do terrorista Osama bin Laden (Getty Images)

Índices futuros nos EUA operam em alta após morte do terrorista Osama bin Laden (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 10h15.

1 – Osama bin Laden é morto em operação militar dos EUA, diz Obama. O líder da organização Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto em uma operação militar dos Estados Unidos no Paquistão, disse o presidente americano Barack Obama em um pronunciamento no início desta segunda-feira (2) na Casa Branca. A captura ocorre após quase 10 anos do ataque de 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas em Nova York.

2 – Mercados: bolsa sobe e petróleo cai com morte de bin Laden. Os índices futuros americanos sobem e as bolsas europeias avançam após a morte de Osama bin Laden ser anunciada pelo presidente americano Barack Obama. O petróleo cai com a perspectiva de risco menor para a produção no Oriente Médio. Dado abaixo do esperado na China derruba o cobre. O mercado de juros pode ser influenciado hoje pela pesquisa Focus e na sexta-feira pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

3 – Nikkei supera 10.000 pontos com anúncio da morte de bin Laden. O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio subiu 1,7%, superando os 10.000 pontos, com o anúncio da morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden. O indicador atingiu 10.015,42 pontos logo após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmar em Washington que militares americanos mataram o líder da Al Qaeda no Paquistão.

4 – Agenda: presidente do BC fala em São Paulo, sai balança comercial. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de seminário em São Paulo, às 14h00. Antes disso, os investidores acompanham por aqui o resultado do IPC-S, referente a 4ª quadrissemana de abril, e a divulgação do relatório Focus e da balança comercial. Nos EUA, índice de atividade (ISM Index) centra as atenções.

Temporada de resultados: nesta segunda-feira, BR Malls, TIM, Embraer e Fibria Papel e Celulose publicam seus resultados. Nos Estados Unidos, não são esperados balanços que possam ter impacto nos mercados. Na Europa, TNT, Banco Espírito Santo e WestLB apresentam seus números.

5 – Focus: mercado eleva previsão de Selic em 2011 e 2012. O mercado elevou pela oitava semana seguida a previsão de inflação neste ano e aumentou os cenários para a Selic em 2011 e 2012, depois de declarações recentes do Banco Central indicarem um ciclo mais amplo de aperto. A estimativa para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2011 subiu para 6,37%, ante 6,34% na semana anterior.

6 – Petrobras encontra evidência de óleo na Bacia do Espírito Santo. A Petrobras encontrou evidências de óleo em um poço da Bacia do Espírito Santo, disse a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). A descoberta foi feita no poço 4BRSA934ES do bloco BT- ES-15. O campo Fazenda São Rafael, no bloco BT-ES-15, foi declarado comercialmente viável em junho de 2007.

7 – Fibria tem lucro líquido de R$ 387 milhões no 1º trimestre. A Fibria Celulose, maior produtora mundial da commodity, disse que o lucro líquido atribuído aos controladores ficou em 387 milhões de reais no primeiro trimestre, comparado a um ganho de 8 milhões de reais no mesmo período de 2010.

8 – Silvio Santos planeja sucessão com ajuda de uma consultoria. O empresário e apresentador Silvio Santos contratou a Cambridge Advisors to Family Enterprise, do consultor John Davis, para decidir a sucessão da presidência de suas empresas, segundo reportagem publicada no jornal Valor Econômico desta segunda-feira (2).

9 – IPC-S sobe mais, alimentos, transportes e saúde pesam. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,95% em abril, ante alta de 0,71% em março e 0,80% na terceira semana do mês passado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

10 – Eletrobras adia divulgação de balanço de 2010 pela segunda vez. A Centrais Elétricas Brasileiras adiou para o dia 13 de maio a publicação de seu balanço de resultados relativo a 2010, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 29 de abril, depois do fechamento do mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

"Não faz sentido correr risco com esse nível de juros", diz maior fundo de pensão do Nordeste

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Mais na Exame