Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Economia da Zona do Euro cresceu 0,3% no trimestre encerrando um ano e meio de recessão; PIB chinês pode ter dados manipulados


	Fogos no Big Ben: recuperação da Zona do Euro foi impulsionada principalmente pela Alemanha e pela França

	
 (Getty Images)

Fogos no Big Ben: recuperação da Zona do Euro foi impulsionada principalmente pela Alemanha e pela França (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 08h56.

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber nessa quarta-feira:

1. Eurozona sai da recessão

A economia da eurozona cresceu 0,3% no segundo trimestre. Pode parecer pouco, mas esse crescimento representa o fim de um ano e meio de recessão. O dado é do Eurostat, o Gabinete de Estatística da União Europeia. A recuperação foi impulsionada principalmente pela Alemanha e pela França. Algumas economias, como a Espanha, continuam em recessão. 

2. Dados manipulados no PIB Chinês

Pode ser que a animação com o PIB chinês não tenha tantos motivos para existir. O professor Christopher Balding, da Escola de Negócios do HSBC em Pequim, afirma que o modo como o país mede sua inflação não dá o peso devido aos custos de moradia – e que, assim, 1 trilhão de dólares extras são contabilizados no PIB.

3. MPX

No segundo trimestre, a MPX, empresa de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, registrou prejuízo de 233,2 milhões de reais. No mesmo período de 2012 a empresa havia obtido resultado negativo de 135,2 milhões de reais. De acordo com a empresa, o balanço foi impactado principalmente pela compra de energia para cumprir as obrigações contratuais de Pecém I e Itaqui e pelos custos de indisponibilidade das usinas em operação comercial.

4. Fed começa a reduzir estímulos em setembro

O presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, afirmou que o banco central dos Estados Unidos pode começar a reduzir a compra de títulos já na reunião de setembro, apesar de a inflação estar abaixo da meta.

5. Oi tem prejuízo de R$ 124 milhões no 2º trimestre

O grupo Oi teve prejuízo líquido de 124 milhões de reais no segundo trimestre. O resultado foi pressionado por aumento de despesas financeiras após a desvalorização do real ante o dólar e pelo aumento do endividamento , segundo a empresa.


6. Lucro da JHSF cai 60% no trimestre

A incorporadora JHSF Participações também divulgou seu balanço. A empresa teve um lucro líquido de 17 milhões de reais no segundo trimestre. O valor indica uma queda de 60% na comparação com o resultado de um ano antes. Segundo a empresa, os números refletem a fase de investimentos concentrados no desenvolvimento de três shoppings centers e das vendas na área de incorporação para os clientes de alta renda.

7. HRT amplia prejuízo

No segundo trimestre, a HRT viu seu prejuízo líquido crescer mais de 10 vezes em relação a 2012 e chegar a 546 milhões de reais. O período foi marcado pela descoberta de um poço sem volume comercial na Namíbia e um poço seco na bacia do Solimões, no Brasil.

8. Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Na Ásia, os mercados fecharam em direções divergentes nesta quarta-feira, com realização de lucros na China e em Taiwan. Em Hong Kong, a sessão foi cancelada por causa da aproximação do tufão Utor.

9. Cemig tem alta de 2% no lucro

A Cemig obteve lucro líquido de 617,24 milhões de reais no segundo trimestre. O valor indica uma alta de 2% em relação ao resultado do mesmo trimestre de 2012. Analistas esperavam um lucro maior. 

10. Moody's rebaixa rating da PDG Realty para "B1"

A Moody's rebaixou o rating corporativo da construtora PDG Realty para "B1" na escala global e para "Baa3" na escala nacional. A perspectiva para as notas permanece negativa. Segundo a agência de classificação de risco, a decisão reflete a contínua deterioração dos níveis de alavancagem da empresa nos últimos seis meses e a expectativa de que as métricas de crédito permanecerão pressionadas no ano.

Com EFE, Estadão Conteúdo e Reuters

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ouro fecha semana em recorde histórico, acima de R$ 13,8 mil por onça

Ibovespa inverte sinal e se afasta na máxima histórica

Ações da Bayer disparam após vitória na Justiça dos EUA

B3 divulga 2ª prévia do Ibovespa para janela de setembro a dezembro de 2024; veja como ficou

Mais na Exame