10 fatos que agitaram a Bolsa na semana
Petrobras, rumores sobre as eleições e temporada de resultados movimentaram a Bovespa; veja os destaques
Karla Mamona
Publicado em 21 de março de 2014 às 17h35.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h15.
São Paulo - Após alguns pregões de Ibovespa sem fôlego, o mercado financeiro teve uma semana agitada. Os investidores acompanharam a divulgação de resultado do último trimestre 2013 de várias companhias. No entanto, o maior destaque ficou para o desempenho das estatais na Bolsa, após os rumores de queda de Dilma Rousseff na pesquisa eleitoral para presidente, que não se concretizaram. As especulações colaboraram para uma alta semanal de 5,37% para o principal índice da Bolsa. Veja a seguir o que foi destaque na Bovespa e bom fim de semana.
Os rumores de que os pré-candidatos opositores, Aécio Neves e Eduardo Campos , teriam crescido na corrida eleitoral fizeram com que as principais estatais, Eletrobras, Banco do Brasil e Petrobras, disparassem na Bolsa. Com isso, os papéis das três companhias fecharam a semana em alta. O crescimento registrado foi de 12,15%, 9,71% e 9,70%, respectivamente.
A Petrobras teve uma participação intensa nos noticiários esta semana. A Polícia Federal informou que instalará cinco inquéritos ligados a negócios da aérea internacional da companhia fechados no ano passado. Na quinta-feira, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, foi preso no Rio de Janeiro, sob acusação de destruir documentos que o envolveriam no esquema de lavagem de dinheiro nvestigado pela Polícia. Na semana, as ações preferenciais da companhia fecharam em alta de 9,70%, já as ordinárias avançaram 11,57%.
As ações da Sabesp estiveram entre os destaques negativos nesta semana após o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin , negar que a sua administração estude aportes para evitar eventuais prejuízos para a companhia em decorrência da atual crise e da política de descontos na conta de água para aqueles que fizerem economia. Com isso, os papéis da companhia registraram leve queda de 0,85% na semana.
As ações da Kroton Educacional ganharam destaque na terça-feira e assumiram a ponta positiva do Ibovespa, com forte alta de 4,8% na máxima. Os investidores receberam positivamente os números apresentados pela companhia, que registrou lucro líquido ajustado de R$ 137,775 milhões no quarto trimestre de 2013, uma alta de 260,6% sobre o mesmo período de 2012. Os papéis fecharam a semana em alta de 7,74%.
Os investidores repercutiram positivamente o balanço apresentado pela Eztec na quinta-feira. No ano passado, a receita líquida acumulada foi de 1,139 bilhão de reais, um crescimento de 80% em relação a 2012. No último trimestre de 2013, a receita líquida somou 287,9 milhões de reais. O lucro líquido, em 2013, chegou a 586 milhões, com margem líquida de 51,4%. Já no quarto trimestre, a empresa lucrou 159,5 milhões de reais, uma margem líquida de 55,4%. Com isso, os papéis da construtora terminaram a semana em alta de 9,67%.
Os papéis da EcoRodovias chegaram a liderar as perdas do Ibovespa na quarta-feira, com a queda de 3,40% na mínima do dia. O mercado repercutiu negativamente o resultado do quarto trimestre de 2013. No período, o lucro líquido da companhia foi de 88,2 milhões de reais, o que representa uma redução de 32,5%. Na semana, as ações fecharam em alta de 1,87%.
A Bovespa está entre as bolsas mais baratas do mundo. A semana também foi marcada pelo levantamento realizado pela Advisor Shares, uma empresa de gestão de investimento, a bolsa brasileira é a quarta mais barata entre 32 países. No topo do ranking das bolsas mais baratas do mundo está a bolsa da Rússia. A Turquia está em segundo lugar e a Coreia do Sul em terceiro.
Os papéis da Estácio Participações chegaram a liderar as perdas do Ibovespa na sexta-feira, após a companhia divulgar o balanço do quarto trimestre de 2013. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado. No entanto, o lucro líquido da rede de ensino privado triplicou no quarto trimestre, na comparação com o mesmo período de 2012, chegando em 45,1 milhões de reais. As ações da empresa fecham a semana com uma alta de 0,47%.
O grupo de telecomunicações Oi firmou esta semana com 14 bancos uma carta compromisso, chamada no mercado de "engagement letter", para garantia firme na subscrição de ações da companhia no processo de aumento de capital necessário para a fusão com a Portugal Telecom. Os papéis preferenciais da companhia fecharam a semana em alta de 7,27%.
Mais lidas
Mais de Mercados
BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobemIbovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscalDonald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimentoUnilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off