Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)
Guilherme Guilherme
Publicado em 11 de fevereiro de 2022 às 10h27.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2022 às 18h41.
Após subir mais de 1% ao longo da tarde, o Ibovespa perdeu força e encerrou o pregão desta sexta-feira em leve alta de 0,19%, aos 113.572 pontos, com a escalada da crise entre Rússia e Ucrânia. O principal índice da B3 avançou 1,18% no acumulado da semana.
Nesta sexta, o índice passou a maior parte do dia em forte alta embalado pelos ganhos de Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR3/PETR4) – e chegou a superar a marca dos 114.000 pontos pela primeira vez em cinco meses na máxima do dia.
O movimento positivo, no entanto, foi freado pelo conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, que ganhou novos contornos nesta sexta. O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse nesta tarde que uma invasão russa da Ucrânia pode acontecer nos próximos dias.
A declaração aumentou a sensação de aversão a risco nos mercados internacionais, provocando fortes perdas nas bolsas americanas.
Houve impacto também sobre o dólar comercial, que fechou estável, a 5,241 reais, após cair a 5,181 na mínima do dia.
A tendência positiva no Ibovespa foi mantida graças, principalmente, ao Itaú, (ITUB4). As ações do banco chegaram a subir mais de 7% na máxima do dia com investidores repercutindo a divulgação do balanço do quarto trimestre na última noite.
O Itaú apresentou lucro líquido recorrente de 7,159 bilhões de reais no trimestre, 32,9% acima do registrado no mesmo período do ano passado. A expectativa era de lucro líquido de 6,696 bilhões de reais, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg antes do início da temporada de balanços.
O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) do Itaú teve crescimento anual de 16,1% para 20,2%. O Itaú ainda informou que espera aumentar sua carteira de crédito entre 9% e 12% neste ano e fechar 2022 com margem financeira com clientes entre 20,5% e 23,5%.
"O resultado foi bem melhor do que o esperado, assim como sua qualidade. As projeções para 2022 também foram bem positivas. O resultado e o guidance vieram bem acima de seus pares", disse Luiz Temporini, analista de ações do BTG Pactual na abertura de mercado desta sexta.
Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11), que caíram após a divulgação de seus respectivos resultados, voltaram a subir nesta sexta. O Banco do Brasil (BBAS3), que irá divulgar seus números na próxima semana, avançou mais de 3%.
As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) também tiveram forte contribuição para a alta do Ibovespa, subindo mais de 4%, com a apreciação do petróleo, que supera o patamar de preço de 95 dólares por barril.
Os papéis da Multiplan (MULT3) também ficaram na ponta positiva do índice. A companhia de shoppings centers apresentou 213,6 milhões de reais de lucro líquido no quarto trimestre, representando um salto de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2019, antes do início da pandemia. A receita cresceu 21,3% nesses dois anos para 469 milhões de reais. Os números da Multiplan, que estreou a temporada de balanços do setor, aumentam o otimismo para os próximos resultados dos shoppings.
No extremo oposto, as ações da Usiminas (USIM5) ficaram entre as maiores perdas do Ibovespa, com investidores reagindo negativamente ao balanço do quarto trimestre, divulgado pela companhia nesta manhã.
A empresa entregou 8,05 bilhões de reais de receita líquida, 47% maior que no mesmo período de 2020, mas não foi o suficiente para bater as expectativas do mercado. O consenso da Bloomberg era de 8,51 bilhões de reais. O lucro líquido ficou em 2,49 bilhões de reais, representando crescimento anual de 30%. As ações da Gerdau (GGBR4) recuaram na esteira dos resultados da concorrente.