Invest

Ibovespa cai 2% e descola de NY com mercado digerindo reforma tributária

Bancos puxam queda do índice, enquanto ações da Vale sobem mais de 2%; dólar avança

Painél de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painél de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 25 de junho de 2021 às 13h30.

Última atualização em 25 de junho de 2021 às 16h26.

 

O Ibovespa recua nesta sexta-feira, 25, com investidores digerindo recentes dados de inflação e a entrega da segunda parte da reforma tributária ao Congresso. O principal índice B3 aprofundou as perdas ao longo da tarde e, às 16h20, caía 2,09% para 126.802 pontos.

Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e S&P 500 operam em alta, impulsionados pelos avanços nas negociações sobre o pacote de infraestrutura proposto pelo presidente Joe Biden. Já o índice Nasdaq oscila próximo da estabilidade, com a alta dos rendimentos dos títulos americanos de 10 anos.

O movimento ocorre após a divulgação do índice de preço de consumo pessoal, que teve alta de 3,6%. O dado é tido como referência para a política de juros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e um aperto monetário antes do esperado poderia prejudicar principalmente ações de tecnologia, mais presentes no índice.

No Brasil, o IPCA referente à primeira metade de junho ficou levemente abaixo das expectativas, apontando para uma alta anual de 8,13%. Mas se a inflação não assustou, o mesmo não pode ser dito do texto da reforma tributária entregue pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Como esperado o mercado não gostou num primeiro momento da proposta de reforma tributária divulgada hoje. Afinal, ali se fala de tributação de dividendos e alteração na tributação de fundos imobiliários", comenta em nota André Perfeito, economista-chefe da Necton.

A mudança estressou o câmbio e fez com que o dólar passasse a subir contra o real após quatro quedas consecutivas nesta semana. Às 16h20, a moeda americana subia 1,14% e era negociada a 4,961 reais.

Thomás Gibertoni, analista da Portofino Multi Family Office, afirmou à Reuters que "o mercado de capital fica menos atrativo quando você acaba com a tributação privilegiada, quando se trata de grandes investidores".

Ele disse que a mudança nos dividendos "pode levar a uma saída de capitais do mercado" doméstico, mas ressaltou que enxerga a alta do dólar nesta sexta-feira apenas como um "susto inicial" em reação à notícia: "O mercado deve se adequar às mudanças mais à frente."

Destaque de ações

Na bolsa, as ações da Vale (VALE3) e de siderúrgicas são destaques positivos, após nova alta do minério de ferro, e impedem uma queda mais significativa do Ibovespa. Com a maior presença do índice, as ações da mineradora sobem 1,51%, enquanto a Bradespar (BRAP4), com participação na Vale, lidera as altas do índice, subindo 3,58%.

Por outro lado, as ações de grandes bancos são negociadas em queda e pressionam negativamente o Ibovespa. No setor, Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC3/BBDC4) e Santander (SANB11) são destaques negativos, com quedas superiores a 3%. A desvalorização ocorre após o Senado aprovar nesta semana a medida provisória que prevê maior contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) dos bancos. Com a alteração a alíquota passará de 15% para 25% até o fim do ano.

No radar dos investidores também estão os novos detalhes sobre o open banking apresentado pelo Banco Central. "Ainda não é possível mensurar o impacto do open banking nas instituições financeiras vigentes, mas esperamos que tais iniciativas devam pressionar os spreads bancários, prejudicando os bancos tradicionais. Por outro lado, estimulará a criação de novos produtos e serviços financeiros, que podem ser capitalizados como possíveis novas fontes de receita", afirma, em nota, Leo Monteiro, analista da Ativa.

Investidores também aproveitam o ambiente misto para realizar lucros em ações ligadas à reabertura da economia, que estiveram entre as maiores altas das últimas semanas. Papéis de shoppings centers, companhias aéreas, concessionárias de rodovias e de conglomerados de educação são negociados em queda nesta sexta-feira.

Yduqs (YDUQ3) e Multiplan (MULT3) registram quedas de 4,82% e 4,01%, respectivamente. Já os papéis da SulAmérica (SULA11) caem 4,28%.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Ibovespa abre em queda após ata do Copom e balanço da Petrobras

Petrobras (PETR4): resultado mais fraco decepciona e perda de valor de mercado chega a R$ 10 bi

VISC11, XPML11, BTLG11 e mais: Confira as últimas notícias sobre FIIs

Mais na Exame