Sede do BTG em São Paulo: banco traz ao mercado brasileiro o fundo de ações da Fundsmith, de Terry Smith, o "Buffett inglês" Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2021 às 10h17.
Última atualização em 22 de junho de 2021 às 08h47.
Uma das tendências do mercado de capitais no país é a diversificação do investimento do brasileiro, seja em novas classes de ativos ou no exterior. Esse movimento é alimentado tanto pelo interesse do investidor como pelo aumento da oferta de produtos, que passa a incluir alguns dos fundos com melhor performance em outros mercados.
É o caso do principal fundo da gestora britânica Fundsmith, que ganhou notoriedade em pouco tempo no mercado externo, especialmente na Europa, graças a uma performance que se reflete no retorno acumulado de 482% desde a sua fundação em 2010. O fundo acaba de ficar disponível no Brasil com distribuição do BTG Pactual (BPAC11).
A rentabilidade acima da média de mercado e a abordagem fundamentalista renderam ao seu gestor, Terry Smith, o apelido de “Buffett inglês”, em referência ao megainvestidor americano Warren Buffett.
O investimento na gestora de Terry Smith foi viabilizado por meio do Fundsmith GE BTG Pactual ACS FIA IE, que investe 100% de seu capital no fundo de ações da casa. Voltado para o mercado internacional, o produto está disponível na versão com e sem proteção cambial. Com movimentação mínima de 1.000 reais, a taxa de administração é de 1%.
“A incorporação do fundo em nossa plataforma demonstra a força do BTG Pactual em diversificar seu portfólio com produtos diferenciados, trazendo para os brasileiros a possibilidade de ter acesso a fundos com estratégias de gestores que são referências globais na indústria e bom histórico de rentabilidade”, afirma Rafael Mazzer, sócio e responsável pela equipe de alocação do BTG Pactual.
Invista com o maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital
O produto é destinado para investidores qualificados, ou seja, que tenham 1 milhão de reais ou acima desse valor em investimentos ou que tenham certificado de capacidade técnica.
Com foco no longo prazo, o fundo de ações da Fundsmith mantém no portfólio entre 20 e 30 ações de empresas com mais de 10 bilhões de dólares de valor de mercado.
Sem restrições geográficas, o fundo tem 71,3% de sua carteira alocada em papéis listados nos Estados Unidos e o restante espalhado por diferentes regiões da Europa, segundo o Morningstar. As maiores posições são em papéis do PayPal, da Microsoft e da IDEXX Laboratories.