Como criar uma cultura organizacional forte para sua PME; confira 5 dicas

Uma cultura organizacional bem definida é essencial para o engajamento dos funcionários e para o crescimento de qualquer empresa
Quando a cultura organizacional é bem trabalhada a empresa o trabalho flui melhor (foto/Thinkstock)
Quando a cultura organizacional é bem trabalhada a empresa o trabalho flui melhor (foto/Thinkstock)
Por Roberto BodettiPublicado em 19/05/2022 12:08 | Última atualização em 19/05/2022 12:08Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Dress code, o tipo de jornada de trabalho, reuniões, festas, costumes, encontros, missão, visão e valores, o que todos esses itens têm em comum? São elementos da chamada Cultura Organizacional.

O conceito pode ser definido como um conjunto de valores, crenças e práticas da organização. É a forma como a empresa trabalha, como lida com seus clientes e funcionários – e está presente até mesmo nos menores detalhes, como na definição de um dress code ou não, por exemplo.

Acontece que, apesar de esse conjunto de práticas estar definido em diversas corporações, muitas delas têm dificuldade de aplicar de fato esses costumes no ambiente de trabalho, deixando a cultura organizacional apenas no papel.

Isso se torna um problema, uma vez que uma cultura bem definida e trabalhada pode trazer melhores resultados para a organização. Quando todos os funcionários são bem comunicados sobre os valores da empresa e entendem qual o papel deles dentro da organização para cumprir um determinado objetivo, há maior produtividade e melhorias nos resultados.

Vale lembrar que além de uma cultura bem definida, a empresa, independentemente de seu porte, precisa de outras ferramentas para otimizar seus processos e ter mais facilidade para realizar tarefas do dia a dia.

Pensando em ajudar e tornar mais ágil a rotina do empreendedor, o BTG Pactual desenvolveu uma plataforma especializada em soluções para pequenas e médias empresas, o BTG Pactual Empresas. Nela, donos de PMEs encontram funções que fazem a diferença para o seu negócio como:

  • pagamento mais fácil para fornecedores
  • pagamento por crédito recebido com antecedência
  • administração do fluxo de caixa
  • folha de pagamento para funcionários e outras soluções.

E no caso das PMEs, como estabelecer uma Cultura Organizacional?

Há quem acredite que uma cultura organizacional bem trabalhada é algo exclusivo de empresas de grande porte, mas isso não é verdade. Independentemente do tamanho, qualquer organização pode ter esse conjunto de valores bem definido e aplicado.

Confira abaixo 5 dicas para trabalhar da melhor forma a cultura organizacional da sua PME:

1 - Missão, visão e valores

Por mais que possa parecer um clichê, esses são itens que se bem escritos podem fazer uma grande diferença em qualquer organização.

Em resumo, a missão é o objetivo principal da empresa existir, a sua entrega, o que a empresa faz. A visão é onde a empresa se enxerga num futuro, onde ela deseja chegar; e os valores são os princípios, no que a empresa acredita e o que ela defende.

É importante para uma PME que esses três itens sejam definidos cedo e bem comunicados para todos, assim tanto funcionários, possíveis investidores e clientes podem perceber qual é o objetivo daquela organização e se ela tem potencial.

2 - Liderança replicadora da marca

Profissionais em cargos de liderança devem ser modelos da cultura organizacional, eles devem replicar esses princípios para seus pares e garantir que eles estão sendo seguidos em seus times. Se os líderes não demonstram seguir as diretrizes da empresa, os funcionários não irão se sentir motivados a seguir também.

Conheça o BTG Pactual Empresas, uma plataforma repleta de soluções para a sua PME. 

3 - Espaço para sugestões, feedback e ideias

Promover um espaço aberto para que todos possam trazer sugestões, opiniões e novas ideias é ideal para a construção de uma cultura forte. Muitas empresas que são referência em cultura organizacional promovem uma cultura horizontal onde todos têm voz ativa, isso promove um senso de dono nos funcionários, e traz um ambiente onde as pessoas produzem mais, colaboram mais uns com os outros e não têm medo de buscar novos caminhos para resolver problemas.

4 - Formalizar a cultura organizacional

É importante ter a cultura organizacional documentada no papel. Um item como um manual da marca reúne informações importantes da organização. Missão, visão, valores, itens de identidade visual, história da organização, boas práticas no dia a dia de trabalho, ritos da empresa, tudo isso colabora para firmar a cultura corporativa.

5 - Ritos e costumes 

A criação de alguns ritos empresariais ajuda na construção de uma cultura forte. Reuniões, happy hour, comemorar datas importantes da empresa e dos funcionários, esses rituais ajudam a unir as pessoas dentro da organização.

O BTG Pactual Empresas é uma plataforma que facilita serviços financeiros para o seu negócio, confira todos os benefícios clicando aqui!