Inteligência Artificial

Zuckerberg libera seu metaverso para óculos RV de marcas como Asus, Lenovo e Microsoft

Com o Horizon OS, o novo sistema operacional da Meta, a empresa promete revolucionar o acesso à realidade virtual com compatibilidade estendida a dispositivos de terceiros

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 23 de abril de 2024 às 09h16.

Última atualização em 23 de abril de 2024 às 09h18.

Tudo sobreMetaverso
Saiba mais

A Meta, liderada por Mark Zuckerberg, anunciou uma expansão para seu sistema operacional de realidade virtual (RV), agora renomeado como Horizon OS. A novidade foi revelada através de uma publicação no blog oficial da empresa na segunda-feira, 23. Agora, além do já conhecido Quest, o Horizon OS será compatível com dispositivos de outras marcas, prometendo uma integração mais ampla no mercado de realidade virtual.

Entre os primeiros parceiros confirmados estão Asus, Lenovo e Microsoft. A Asus planeja lançar um headset de realidade virtual voltado para jogos de alta performance sob sua marca Republic of Gamers. Já a Lenovo, que possui um histórico de colaboração com a Meta no desenvolvimento do headset Oculus Rift S, focará seus novos dispositivos em produtividade, aprendizado e entretenimento, todos compatíveis com o Horizon OS.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta: novos planos para o metaverso (Meta/Divulgação)

A Microsoft também entra na jogada com uma edição limitada do Meta Quest, inspirada no Xbox, embora detalhes específicos sobre esta parceria ainda sejam escassos.

Além das parcerias, a Meta está reformulando o software de realidade mista (RM) Quest, tornando o App Lab, uma seção até então semi-oculta de sua loja de aplicativos, em uma característica mais visível. A empresa também prometeu um framework de realidade mista aberto, facilitando a criação de experiências semelhantes à realidade aumentada (RA) em futuros headsets.

Andrew Bosworth, CTO da Meta, já havia indicado em entrevistas recentes que os próximos dispositivos RV e RA da empresa poderiam explorar variantes mais específicas. Esta estratégia parece visar uma expansão do alcance da Meta no mercado, colaborando com outras marcas e diversificando os designs dos dispositivos.

Acompanhe tudo sobre:MetaMetaversoMicrosoftLenovoAsus

Mais de Inteligência Artificial

Reddit anuncia parceria de conteúdo com a OpenAI e ações sobem 15%

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI (ChatGPT), anuncia saída da empresa

Google anuncia ferramentas de criação para vídeos, imagens e música

Tudo com IA: a nova busca do Google muda a forma como usamos a internet

Mais na Exame