Inteligência Artificial

Microsoft promete Copilot para Windows 11 a partir de 26 de setembro

Novo assistente da Microsoft, que utiliza mesma tecnologia do ChatGPT, chega com próxima atualização do Windows 11

Windows 11: a grande novidade sobre o Copilot foi a sua data de lançamento (Microsoft/Reprodução)

Windows 11: a grande novidade sobre o Copilot foi a sua data de lançamento (Microsoft/Reprodução)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 15h41.

Última atualização em 21 de setembro de 2023 às 16h25.

A Microsoft revelou que lançará uma importante atualização do Windows 11 no dia 26 de setembro. Entre as novidades, a mais aguardada é o recurso Copilot, seu assistente desenvolvido com tecnologia de IA generativa.

O Copilot, que surge como uma barra lateral no sistema, permite controlar configurações, iniciar aplicativos e responder a perguntas. A integração é ampla: executivos da Microsoft demostraram usos ao enviar mensagens de texto usando dados do calendário e opções de navegação no Outlook.

Após o encerramento do aplicativo Cortana no Windows 11 no mês passado, o Copilot representa a mais recente iniciativa da Microsoft para oferecer um assistente digital no sistema.

Além do assistente IA, a atualização traz uma repaginada no File Explorer, apresentando uma interface mais moderna com grandes miniaturas de arquivos e uma interface de carrossel que destaca arquivos recentes e favoritos.

Para aqueles que utilizam caneta stylus, a novidade é o recurso Ink Anywhere, que permite escrever a mão em qualquer caixa de texto do Windows. O sistema operacional, por sua vez, converte a escrita manual em texto.

Outras melhorias incluem o aprimoramento do aplicativo Windows Backup, que agora facilita a migração para um novo dispositivo, e o Snipping Tool, que ganha uma função de copiar texto de capturas de tela. Além disso, o aplicativo Photos para Windows 11 permitirá aos usuários aplicar um desfoque no fundo das imagens.

No entanto, algumas funcionalidades esperadas não estão presentes nesta atualização. A Microsoft planeja lançar uma atualização 23H2 mais robusta posteriormente, que trará mudanças ainda mais significativas para o Windows 11, como suporte nativo para RAR e 7-zip e controle de iluminação RGB. A data de lançamento dessa atualização ainda não foi confirmada pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:WindowsInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Nova IA para Alexa? Amazon vai atualizar serviço e pretende cobrar por isso, diz site

A IA no cotidiano: entre a produtividade e o riso

OpenAI melhora processo de recrutamento por temer espiões chineses

A inteligência artificial consegue contar boas piadas? Pesquisadores fizeram o teste

Mais na Exame