Mundo

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia

Ministro das Relações Exteriores do país disse que se Washington levar em conta os interesses do país, o diálogo não será inútil, será produtivo

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 14h05.

Última atualização em 26 de dezembro de 2024 às 14h30.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta quinta-feira que cabe aos Estados Unidos darem o “primeiro passo” para restabelecer o diálogo com a Rússia.

“Os americanos interromperam o diálogo, então cabe a eles darem o primeiro passo”, disse Lavrov em uma entrevista coletiva.

Ele acrescentou que, se os sinais vindos da equipe do presidente eleito, Donald Trump, sobre a restauração do diálogo interrompido pelos EUA após o início da guerra na Ucrânia forem sérios, a Rússia responderá de acordo.

“Vemos, é claro, os sinais da equipe de (Donald) Trump sobre o interesse em retomar o diálogo, e isso é absolutamente racional e normal”, disse Lavrov.

Ele enfatizou que Moscou espera, por enquanto, qual política o governo Trump, que assumirá o poder em 20 de janeiro, formulará em relação à Rússia.

“Se Washington levar em conta nossos interesses, o diálogo não será inútil, será produtivo. Se nossos interesses não forem levados em conta, tudo continuará como está”, advertiu.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)PolíticaDiplomacia

Mais de Mundo

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Tom Homan diz que irá reativar política que separou mais de 4 mil menores dos pais nos EUA

México está em contato com países da América Latina para que eles recebam imigrantes dos EUA

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump