Ucrânia usa doações em criptomoedas para sobrevivência, diz vice-ministro
Vice-ministro da Ucrânia surpreende ao revelar com o que estão sendo gastos os aproximadamente US$ 100 milhões em doações de criptomoedas
Mariana Maria Silva
Publicado em 11 de março de 2022 às 17h42.
O vice-ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Alex Bornyakov, revelou nesta sexta-feira, 11, como as doações em criptomoedas recebidas pelo país estão sendo gastas.
Encaminhado para o exército ucraniano, surpreendentemente, o valor não foi gasto em armas para combater o exército russo. Ao invés disso, foram comprados, principalmente, itens de defesa e sobrevivência:
- 410.000 unidades de comida enlatada
- 550 coletes à prova de balas
- 427 remédios
- 125 miras térmicas
- 500 placas para coletes à prova de balas
- 500 capacetes
- 60 walkie-talkies
“Os criptoativos provaram ser extremamente úteis na facilitação dos fluxos de envio de dinheiro para as Forças Armadas da Ucrânia. Muito obrigado a todos que doaram para o Crypto Fund of Ukraine ”, disse Bornyakov, completando que “cada capacete e colete comprado por meio de doações de criptomoedas está salvando a vida de soldados ucranianos”.
Estima-se que a Ucrânia já tenha recebido mais de US$ 100 milhões em doações de criptomoedas desde o dia 26 de fevereiro, quando publicou seus endereços de carteiras digitais das redes Bitcoin e Ethereum. A informação foi dada pelo próprio vice-ministro Alex Bornyakov, em uma chamada de Zoom na última quarta-feira, 9.
Na ocasião, Bornyakov salientou a importância das criptomoedas para o país, na condição de guerra em que se encontra. “Em uma situação como essa em que o banco nacional não está realmente operando, as criptomoedas estão ajudando a realizar transferências rápidas, para fazer isso muito rápido, e obter resultados quase imediatamente”, disse o vice-ministro, que afirmou não ter “ouvido nada” do presidente Zelensky sobre o papel das criptomoedas na guerra contra a Rússia, mas que “ele nos apoiou totalmente com nossas iniciativas de legislação sobre criptomoedas”, e “também compartilha nossa visão de que isso pode ser um avanço do ponto de vista econômico para a Ucrânia".
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok