Exame Logo

TecBan faz sua 1ª emissão do Drex em projeto piloto do Banco Central

Emissão e transferência interbancária de Drex é a primeira da empresa responsável pelos caixas eletrônicos Banco24Horas

ncept, Digital design for Business finance investment and technology advertising, Quantum Computer concept (Getty Images/Reprodução)
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 31 de outubro de 2023 às 17h10.

Última atualização em 31 de outubro de 2023 às 17h55.

A TecBan revelou ter realizado sua primeira emissão e transferência interbancária do Drex na última sexta-feira, 27. A empresa responsável pelos caixas eletrônicos Banco24Horas faz parte do projeto piloto da moeda digital brasileira pelo Banco Central e lidera um consórcio com outras grandes empresas.

De acordo com um comunicado, a primeira emissão e transferência interbancária com Drex da TecBan foi feita em uma nova plataforma de forma simulada, testando as movimentações por meio do Banco Arbi com os bancos Bradesco, ABC, Inter e Itaú, que também participam do piloto por meio de outros consórcios ou de forma individual.

Veja também

Anteriormente, BTG Pactual e Itaú realiazaram a primeira transação entre bancos no projeto piloto. Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Inter, Bradesco e outros também avançam nos testes com as transações do Drex.

Além dos caixas eletrônicos do Banco24Horas, a TecBan já implementou uma plataforma de Open Finance as a Service no Brasil e agora foca no piloto do Drex, a nova moeda digital brasileira.

Vantagens dos testes no piloto

Luiz Fernando Ribeiro Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, disse que as primeiras transferências realizadas na última sexta-feira, 27, trouxeram grande aprendizado. Através dos testes, é possível aprimorar segurança, experiência e integração entre as tecnologias e plataformas. O Drex tem foco no atacado e está previsto para ser lançado no final de 2024.

“Nossos testes já trazem oportunidades de aprimoramento e até desenvolvimento de modelos de negócios para atender às necessidades das instituições que vão operar com o Drex. Como uma empresa de infraestrutura, conseguimos transformar em solução as dores do mercado”, disse Lopes em um comunicado.

No projeto piloto do Drex com o BC, a TecBan lidera um consórcio que ainda conta com outras dez instituições: Banco da Amazônia, Pinbank Brasil, Dinamo, Banco Arbi, Ntokens, ClearSale, Foxbit Servicos, CPQD, AWS e Parfin.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante de seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:Drex (Real Digital)Banco Central

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame