Exame Logo

Solana anuncia parceria com fintech brasileira para levar blockchain a fundos de investimento

Iniciativa vai usar a tecnologia blockchain para aumentar a eficiência e reduzir custos de operação de fundos de investimento no Brasil

Solana é um dos principais projetos do mundo cripto (Getty/Getty Images)
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 2 de agosto de 2024 às 14h42.

Última atualização em 2 de agosto de 2024 às 15h28.

A Solana, uma das principais redes de blockchain do mercado de criptomoedas , anunciou uma ação inédita no Brasil e fechou uma parceria com a Genezys, fintech brasileira que desenvolve tecnologia para fundos de investimento.

Segundo informou a Solana, a princípio a atuação da parceria terá como foco o mercado do Brasil. Dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ( Anbima ) apontam que a indústria de fundos atingiu um patrimônio líquido de mais de R$ 8,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024.

Veja também

De acordo com a PwC, a indústria global de gestão de ativos está repleta de "intermediários e processos ineficientes, sujeitos a reconciliações e suscetíveis a erros humanos", o que aumenta os custos e riscos operacionais e reduze o retorno financeiro para gestores e investidores.

Nessa perspectivas, as tecnologias como blockchain e inteligência artificial têm sido testadas para reduzir ineficiência, burocracia, fraudes, e falhas em conformidade e segurança.

“A Genezys sempre se empenhou em oferecer soluções que aprimoram o mercado financeiro por meio da tecnologia. Com a parceria da Solana vamos construir uma infraestrutura completa para o mercado utilizando a blockchain mais rápida, econômica e escalável no mundo, que já está sendo usada no setor financeiro pela Visa, Mastercard, Paypal, Stripe, entre outros", afirma Richard Warrior, CEO da Genezys.

Warrior destaca que a união com a Solana busca construir uma "infraestrutura moderna" para o mercado de gestão de ativos e patrimônio e ajudar os gestores, administradores, custodiantes e outros prestadores de serviços a reduzirem custos e serem mais eficientes em suas operações, beneficiando investidores com melhores serviços e oportunidades de investimento.

O foco inicial será no Brasil, onde a empresa já tem aproximadamente R$ 1 bilhão em fundos comprometidos. Na solução inicial, oferecida para os primeiros clientes, serão feitos aprimoramentos aos processos "mais problemáticos e ineficientes" identificados.

O resultado esperado é uma "redução drástica no tempo, burocracia e custos" em todas as etapas do ciclo de vida dos fundos, com a automatização dos processos variando entre 75% até 90% dependendo do tipo de fundo e ativos neles administrados.

Além disso, a tecnologia vai fornecer controle dos dados da operação em tempo real de maneira conciliada para todos os players necessários, facilitando a vida dos gestores e administradores. A solução também abrange as operações estruturadas feitas por securitizadoras, como CRI e CRA.

“Atualmente, a falta de digitalização dificulta o controle dos lastros, gestão e potencial execução das garantias nos papéis securitizados. A consequência são prejuízos significativos para os investidores por falta de agilidade na execução dos termos. Com os contratos inteligentes, tudo isto é executado de maneira automatizada e simultânea para toda a cadeia, facilitando a vida dos players e diminuindo o risco para os investidores”, complementa Warrior.

Solana na América Latina

A Genezys é a primeira empresa da América Latina a fazer esse tipo de parceria com a Solana. Segundo Diego Dias, head da América Latina da Solana Foundation, há uma grande oportunidade para melhorias nesse setor.

"Iremos liderar esse movimento criando uma rede operacional completa para atender às principais necessidades do mercado de ponta-a-ponta, eliminando a maioria das ineficiências existentes e gerando mais eficiência e segurança. Estamos muito entusiasmados em colaborar com a Genezys para criar a melhor infraestrutura tecnológica para fundos de investimento do mundo", afirma Dias.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainFintechsCriptomoedas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame