Future of Money

Especialista diz que ‘maioria dos jogos Web3 vai falhar’, mas ainda há um caminho para o sucesso

Durante evento global sobre Ethereum e tecnologia blockchain, especialista comentou perspectivas para o mercado de jogos e NFTs

Curso de Inteligência Artificial para Negócios da EXAME está com desconto  (Getty Images/Reprodução)

Curso de Inteligência Artificial para Negócios da EXAME está com desconto (Getty Images/Reprodução)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 26 de julho de 2023 às 14h00.

A maioria dos “jogos Web3”, que integram o gameplay à tecnologia blockchain, irão falhar. Segundo Fred Schebesta, cofundador e consultor da Balthazar DAO, fazer sucesso neste meio não é fácil e atualmente desenvolvedoras de jogos Web3 estão “jogando o jogo errado”. No entanto, ainda existe um caminho para o sucesso.

“A maioria dos jogos Web3 vai falhar. É claro que esses jogos não são sucessos. Construir jogos de sucesso não é tarefa fácil, mesmo para os estúdios mais conceituados, que ainda não conseguiram criar jogos excelentes repetidamente. O único jogo real que existe é o jogo da financeirização para NFTs”, disse Fred Schebesta.

“Esta categoria emergente tem o potencial de revolucionar o cenário de jogos Web3, descentralizando a meta dos jogos e reformulando a dinâmica da indústria”, acrescentou.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Schebesta esteve na EthCC e no hackathon da ETHGlobal, eventos importantes que aconteceram este mês organizados pela Ethereum Foundation. A fundação serve como apoio para os eventos relacionados à Ethereum, segundo maior blockchain do mundo que abriga grandes projetos de jogos, NFTs, entre outros.

Para o especialista, a maioria dos jogos da Web3, conhecida como a nova fase da internet que engloba criptomoedas, blockchain, NFTs, metaverso, entre outros, irá falir no próximo ano. Os projetos não conseguirão de sustentar financeiramente por mais de três meses após o lançamento, pois “estão jogando o jogo errado”.

“Prevejo que haverá um fechamento de quase todos os jogos da Web3 nos próximos 12 meses, pois eles provavelmente falharão três meses após o lançamento ou ficarão sem dinheiro antes. Os jogos Web3 estão jogando o jogo errado”, explicou ele.

Caminho para o sucesso com jogos Web3

“Em vez de focar nos gráficos do jogo, na jogabilidade e no tempo de jogo, trata-se de quão bem você atiça o fogo de sua financeirização em torno dos NFTs do seu jogo, com ótima arte de marketing, utilitário NFT e a profundidade da mecânica que influencia significativamente o valor desses ativos digitais. Pare de tentar ser Activision Blizzard e comece a tentar ser Draftkings”, concluiu.

A Balthazar DAO, organização cofundada por Schebesta, recebeu recentemente o investimento de US$ 5,6 milhões de grandes nomes do mercado cripto, como Animoca Brands, Tezos Foundation, Fantom Foundation, Kucoin Labs e Algorand. Com o dinheiro, a DAO pretende lançar seu primeiro produto, uma carteira descentralizada de custódia própria de criptoativos chamada Babylon.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:NFTJogos onlineCriptoativos

Mais de Future of Money

Chiliz muda blockchain após perda de espaço e queda de fan tokens

Liquidez no mercado de criptomoedas meme atinge maior nível da história

Milei diz que "não há problemas" para usar bitcoin em pagamentos na Argentina

Investidores do token do Coritiba recebem quase R$ 1 milhão após venda de jogador

Mais na Exame