Future of Money

Banco do Brasil anuncia parceria com empresa que transforma grãos em tokens

Broto, plataforma digital do banco para o agronegócio, oferecerá serviço junto com a Agrotoken, focada em tokenização

Tokenização se tornou tendência em bancos tradicionais (Reprodução/Reprodução)

Tokenização se tornou tendência em bancos tradicionais (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 5 de setembro de 2023 às 09h00.

O Banco do Brasil anunciou uma parceria com a Agrotoken, que opera na tokenização de commodities agrícolas, para integrar os tokens criados pela empresa na plataforma digital do banco para o agronegócio, o Broto. As empresas participaram do Expointer 2023,  onde produtores rurais tiveram acesso aos parceiros que já aceitam pagamentos em grãos na plataforma.

Segundo informou a Agrotoken, a parceria tem como foco fornecer soluções digitais integradas aos agricultores. Por meio dessa iniciativa, os produtores poderão comprar máquinas, fertilizantes e outros insumos na plataforma Broto, pagando com a própria produção tokenizada.

"Além da agilidade e facilidade proporcionada pelo pagamento com grãos, toda a transação ocorre de forma on-line, eliminando burocracias e simplificando o processo para o produtor", destacou o comunicado. Com a parceria, o produtor poderá acessar a plataforma Broto, selecionar os itens que deseja comprar, escolher a opção de pagamento com grãos e receber uma cotação da revenda em sacos de milho ou soja.

Uma vez aceita a transação, a tokenização é realizada pela plataforma Agrotoken, convertendo os grãos em tokens, e o produtor é informado da equivalência. Em seguida, a revenda gera um link de pagamento através do aplicativo Agrotoken, o produtor autoriza o pagamento e a transação acontece. Vale destacar que a revenda não fica com os tokens, pois a Agrotoken realiza a conversão para o pagamento em espécie.

“Como um ecossistema no qual o produtor encontra tudo de que necessita para potencializar o seu negócio, estamos felizes por oferecer mais um recurso para facilitar o fechamento de negócios. Agora, além de financiar ou comprar com CPR, o cliente pode pagar com grãos. Tudo isso de forma digital, ágil e extremamente segura. Estamos ansiosos para ver os frutos dessa aliança”, comenta Michel Jorge Samaha, diretor-presidente do Broto.

Anderson Nacaxe, Country Manager da Agrotoken, destacou que soluções digitais de tokenização podem otimizar os processos dos agricultores, maximizar eficiência comercial e de tomada de decisão do produtor e, consequentemente, agregar ainda mais valor por meio da inovação aos seus negócios. "A parceria entre produtores rurais, a Agrotoken e o Broto reflete nosso compromisso em impulsionar a inovação no setor agrícola, fornecendo ferramentas modernas e eficazes”, afirmou.

yt thumbnail

Banco do Brasil e criptoativos

O Banco do Brasil vem anunciado diversas ações e investimentos em setores ligados ao mercado de criptomoedas. Em 2019 o banco integrou ações de segurança baseadas em blockchain. Além disso, desde 2021, o banco permite que seus clientes tenham exposição em fundos de investimentos baseados em criptoativos e aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O banco também anunciou em 2021 sua entrada no metaverso com o lançamento do "Complexo", uma plataforma própria da instituição financeira. Em outubro de 2022, o Banco do Brasil realizou o lançamento do BraBlox, sua primeira experiência no metaverso Roblox. Desenvolvida para o público infantojuvenil, a ação funciona a partir de um jogo, em que os jogadores são guiados por um mapa repleto de enigmas que entregam orientações de inteligência financeira.

Em novembro, o banco anunciou ainda um investimento estratégico na Bitfy, startup brasileira focada, entre outros, em serviços de custódia de bitcoin e, com a integração dos serviços da plataforma, passou a permitir o pagamento de impostos com o uso de criptoativos. Já em 2023, junto com Caixa Econômica Federal, Elo e Microsoft, o BB passou a integrar um consórcio de empresas para participar dos testes do Drex, a versão digital do real.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:TokenizaçãoBB – Banco do BrasilCriptoativos

Mais de Future of Money

Chiliz muda blockchain após perda de espaço e queda de fan tokens

Liquidez no mercado de criptomoedas meme atinge maior nível da história

Milei diz que "não há problemas" para usar bitcoin em pagamentos na Argentina

Investidores do token do Coritiba recebem quase R$ 1 milhão após venda de jogador

Mais na Exame