Exame Logo

Fifa estuda mudar regra em disputa por pênaltis por conta do estilo de Dibu Martínez; entenda

Entidade avalia limitar o raio de ação dos goleiros nas disputas de pênaltis

De acordo com o jornal The Sun, os órgãos querem impedir que os goleiros interfiram e tentem desviar psicologicamente os cobradores de pênaltis antes das cobrança (FRANCK FIFE/AFP/Getty Images)
AO

Agência O Globo

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 12h39.

As atuações de Emiliano Martínez na Copa do Mundo do Catar foram fundamentais para a Fifa e o International Board estudarem fazer uma mudança nas regras do futebol. De acordo com o jornal The Sun, os órgãos querem impedir que os goleiros interfiram e tentem desviar psicologicamente os cobradores de pênaltis antes das cobranças.

Desta forma, a mudança colocaria um limite contundente ao estilo de Dibu Martínez, que é conhecido pelos duelos psicológicos que faz com os batedores. No entanto, outros goleiros também sofreriam com a nova regra, dentre eles: Andrew Redmayne, o saltador australiano, o holandês Andries Noppert e o espanhol Kepa, do Chelsea. De acordo com o portal, a medida será tratada em breve e poderá ser oficializada nos próximos meses.

Veja também

As principais causas que resultaram neste movimento foram as atitudes de Emiliano Martínez durante a Copa do Mundo do Catar. Dibu foi o grande herói da Argentina nas disputas por pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final, e a França, na final, e nas duas ocasiões desestabilizou os cobradores com seu jogo psicológico.

— É uma coisa que me vem no momento, sei que nos pênaltis fico forte, sei que me respeitam porque os jogadores rivais me falaram. Quando defendo o primeiro pênalti em uma final mundial, sei que o outro menino ia ficar muito nervoso, tentei jogar com ele mentalmente jogando a bola fora, conversando com ele... E ele chutou para fora — explicou Dibu dias depois da final da Copa.

Historicamente, os cobradores sempre tiveram vantagens sobre os goleiros em disputa de pênaltis. Contudo, com o cresciemento dos estudos por parte dos arqueiros para aumentar o número de defesas, o jogo psicológico foi ganhando cada vez mais espaço. A ideia é influenciar os rivais a pontos deles desperdiçarem as cobranças.

Essa tática é antiga na carreira de Emiliano Martínez. Na semifinal da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Dibu chamou a atenção quando provocou o zagueiro Yerry Mina até instantes antes da cobrança.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaFifaFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame