Exame Logo

De volta ao Mangueirão após 9 anos, Corinthians vai encontrar estádio padrão Fifa

Novo sistema de controle de acessos da Imply segue os mesmos modelos de Maracanã, Arena do Grêmio, Beira-Rio e Arena da Baixada

Mangueirão: a nova estrutura do estádio corresponde aos padrões e diretrizes da Federação Internacional de Futebol (Agência Pará/Governo do Estado/Divulgação)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de abril de 2023 às 12h55.

Última atualização em 18 de abril de 2023 às 09h43.

O Corinthians estreia nesta quarta-feira, 12, no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, contra o Remo, e os torcedores que marcarem presença no Mangueirão, em Belém-PA, vão encontrar algumas novidades na entrada às dependências do estádio.

Reinaugurado oficialmente neste último final de semana, no clássico entre Remo e Paysandu, a nova estrutura do estádio corresponde aos padrões e diretrizes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), garantindo a possibilidade de realização de grandes eventos esportivos de nível internacional.

Veja também

Uma das principais novidades é a implementação do Sistema de Controle de Acessos Imply, que inclui validação de acessos com integração de Biometria, NFC, Bluetooth, RFID, Código de Barras 1D e 2D (QR Code). Esse serviço já presente em outros estádios como o Maracanã, Arena do Grêmio, Beira-Rio, Arena da Baixada, Arena Fonte Nova, Arena das Dunas, e futuramente a Arena MR.

Além de desenvolver soluções customizadas para atender as necessidades específicas de cada projeto, a empresa também oferece soluções para eventos, atrações culturais e organizações. Com diversas tecnologias de validação de ingressos integradas, o Mangueirão também vai otimizar a entrada nos jogos, assegurando agilidade e segurança.

"A nossa tecnologia vai oferecer uma alta precisão e confiabilidade para o controle de acessos de pessoas de alto fluxo. A solução permite gerenciar autorizações de acesso com restrições e permissões, bloquear usuários não autorizados ou sem identificação e apresentar saudações personalizadas com o nome de cada usuário", explica Tironi Paz Ortiz, Founder CEO da Imply.

“Agora, nós voltamos a entregar o Mangueirão moderno, com acessibilidade e à altura de receber grandes eventos. Queremos também que o Mangueirão seja um incentivo aos clubes paraenses, para que se sintam engajados e motivados a investir cada vez mais em seus times”, comentou o governador do estado Helder Barbalho.

Novas fontes de receita

Para Reginaldo Diniz, CEO e sócio-fundador da End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, as melhorias com tecnologias em arenas podem até mesmo atrair novas fontes de receitas.

"Quanto mais se investe em estrutura, tecnologia e comodidade para os torcedores, maior será a possibilidade de atrair novos públicos, reter quem vai sempre ao estádio e, consequentemente, criar um interesse ainda maior com os patrocinadores, que poderão explorar suas marcas em novas propriedades ligadas ao futebol. Isso é uma parte vital para construir engajamento junto aos fãs por meio de boas experiências", acrescenta.

O Corinthians volta a jogar no Mangueirão depois de nove anos - a última vez foi pelo Campeonato Brasileiro de 2014, quando venceu o Goiás por 1 a 0. O clube goiano era o mandante e optou por atuar na região naquela ocasião. Já Remo x Corinthians se enfrentam novamente nesta competição após 27 anos, com vitória corinthiana por 1 a 0.

Nesta terça-feira, 11, o Remo anunciou que a torcida do Corinthians ficará localizada nas cadeiras do lado B do Mangueirão, que é destinado exclusivamente para a torcida visitante, e vai proibir as entradas de torcedores com a camisa do clube paulista em outros portões do estádio.

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansFutebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esporte

Mais na Exame