ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

GWM e governo de Minas Gerais firmam acordo pelo uso de hidrogênio verde em caminhões

Parceria busca troca de tecnologias e pesquisas na produção do combustível limpo em veículos pesados; Universidade de Itajubá será responsável pela produção do hidrogênio verde

Parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais

Parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 07h00.

Tudo sobreHidrogênio verde
Saiba mais

A GWM, produtora automotiva chinesa, acaba de firmar um acordo com o governo de Minas Gerais pelo desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, parte da estratégia de incentivo a mobilidade sustentável no Estado.

O memorando de entendimento foi assinado nesta quarta-feira, 6, pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em Xangai, na China. A parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais, que inaugurou na última semana sua unidade de produção e abastecimento de hidrogênio verde.

Ao longo de 12 meses, que podem ser renovados por mais 60, as organizações devem manter a transparência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso do hidrogênio verde no abastecimento dos caminhões da GWM Hydrogen, área da automotiva focada neste tipo de combustível.

Reservas Votorantim e CNPEM estudam uso de fungos e microrganismos na produção de biocombustíveis

O objetivo é atingir resultados positivos sobre as soluções baixas em carbono para o transporte de cargas pesadas, grande desafio do setor.

A Unifei será a fornecedora do hidrogênio, além de atuar com o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os potenciais desta energia limpa. O memorando ainda busca a união das instituições para a criação de infraestruturas de abastecimento para os caminhões.

GWM e Governo de Minas Gerais assinaram memorando de entendimento de cooperação sobre a produção de renováveis para caminhões nesta quarta-feira, 6

Romeu Zema afirmou que o hidrogênio verde, assim como outras produções ligadas à energia renovável, contarão com uma tributação diferenciada no Estado, facilitando sua competitividade. "No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável", afirma.

O reitor da Unifei, Edson Bortoni, conta que o diferencial do acordo não é apenas a relação para a troca material dos caminhões, mas também o compartilhamento de tecnologias.

Entenda os benefícios do hidrogênio verde

A utilização do hidrogênio verde pode ser a forma de destravar a sustentabilidade entre setores intensos em emissões, como o de transportes pesados. No Brasil, transportes foi a segunda área que mais emitiu gases de efeito estufa em 2022, responsável por 16% das emissões. A informação é da consultoria KPMG, divulgada no relatório Net Zero Readiness Report 2023.

Além de ser uma fonte renovável, a produção do hidrogênio verde não emite CO2, permitindo a descarbonização de veículos de grande porte. A possibilidade de armazenar a produção excedente também é um meio eficaz para momentos de baixa demanda ou alta geração energética.

Acompanhe tudo sobre:Hidrogênio verdeBiocombustíveisEnergia renovávelCaminhõesCarros

Mais de ESG

Na InterCement, queima de pneus substitui combustível fóssil e evita emitir 80 mil toneladas de CO2

McDonald's desiste de práticas de diversidade

O que é o Mercado Regulado de Carbono e como pode impactar o setor de energia?

A estratégia da SLC Agrícola para atingir 99% de reciclabilidade nas fazendas