Exame Logo

Rio dobra o número de empresas interessadas em investir no estado em 2022

Bons números resultam de ações adotadas pelo governo do estado, como desburocratização, agilidade nos processos e política de incentivos fiscais

web summitt Rio de Janeiro (Miguel Fernandes/Divulgação)
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 2 de junho de 2023 às 07h08.

O Rio de Janeiro tem atraído cada vez mais investimentos. Em 2022, o número de empresas industriais interessadas em investir no estado mais que dobrou, segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) do Estado do Rio de Janeiro. Foram 92 pedidos de incentivos fiscais no ano passado – 47 a mais que em 2021.

O maior número de pedidos veio de indústrias em geral, seguido por empresas de reciclagem, indústria automotiva, setor energético e segmento de pescados, de acordo com o levantamento.

Veja também

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), os números positivos indicam que o setor industrial voltou a apostar no estado. “A concessão de incentivos fiscais favorece a atração de investimentos, contribui para a arrecadação tributária e para a geração de empregos diretos e estimula o desenvolvimento socioeconômico sustentável”, afirmou Castro em informativo do governo fluminense, que destaca algumas ações, entre elas a desburocratização, a rapidez nos processos e uma política de incentivos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, o interesse dos setores deve continuar em expansão, uma vez que a indústria corresponde a 24% do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense e gera mais de 600 mil empregos.

Veja também: ABDI defende inovação, transformação digital e estímulos à Indústria 4.0

Ministro das Cidades garante R$ 15 bilhões em investimentos para infraestrutura

Inteligência artificial: tecnologia é transformadora e ainda tem potencial a ser explorado

Industrialização

O presidente da Codin, Julio Cesar Andrade, acredita que, neste ano, o processo de retomada da industrialização vai ganhar ainda mais força com o aumento da procura para abertura ou ampliação dos negócios no estado.

“A previsão inicial é que o interesse do setor industrial cresça cerca de 10% este ano. Temos uma equipe especializada, pronta para indicar aos empreendedores a melhor forma de investir no Rio de Janeiro”, explicou Andrade no mesmo informativo.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroEmpresas brasileiras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esfera Brasil

Mais na Exame