Economia

Votação de novo projeto de repatriação é adiada

Governo tenta fechar acordo sobre multa aplicada à repatriação para resolver o problema jurídico causado por uma ação dos governadores no STF

Senado: integrantes do governo tentam um acordo para pagar parte das multas aos Estados em troca da retirada da ação

Senado: integrantes do governo tentam um acordo para pagar parte das multas aos Estados em troca da retirada da ação

R

Reuters

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 13h34.

Brasília - O Senado não votará o projeto de repatriação nesta terça-feira, como estava programado, afirmou o líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), à espera do resultado da reunião entre o presidente Michel Temer e os governadores.

Jucá aguarda o encontro para fechar seu relatório sobre a proposta. "Não vamos votar hoje. Para eu fechar o texto só está dependendo desse entendimento com os governadores. Vamos dar publicidade ao texto e só votaremos no dia seguinte", disse Jucá a jornalistas.

"Está caminhando muito bem, este ano ainda aprovamos no Senado e na Câmara essa segunda parte da repatriação", acrescentou.

O governo tenta fechar um acordo sobre a multa aplicada à repatriação para resolver o problema jurídico causado por uma ação dos governadores apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma decisão liminar deu preventivamente aos Estados o direito de receber 5 bilhões de reais das multas e a presidente do STF, Carmem Lúcia, mandou que os recursos fossem depositados em juízo até que a ação seja votada em plenário.

Integrantes do governo tentam um acordo para pagar parte das multas aos Estados em troca da retirada da ação, e promete a divisão também das multas deste novo projeto. O desenho final depende do que for acertado com os governadores.

"Estamos construindo um entendimento justamente para não se gerar mais um passivo judicial. Queremos atuar em conjunto, o governo federal tem consciência que precisa dar apoio aos governos e prefeituras. Só temos que discutir a melhor forma e que essa ajuda seja a alavanca para fazer reformas estruturais", disse Jucá.

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresGovernoRepatriação de dinheiroSenado

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor