Economia

Vitória de Trump lança dúvidas sobre alta de juros do Fed

Mercados financeiros caíam com força após a vitória de Trump, com o dólar e as ações despencando

Federal Reserve: vitória de Trump também lança dúvidas sobre o futuro da chair do Fed, Janet Yellen (Kevin Lamarque/Reuters)

Federal Reserve: vitória de Trump também lança dúvidas sobre o futuro da chair do Fed, Janet Yellen (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de novembro de 2016 às 08h34.

Washington - A vitória de Donald Trump na eleição presidencial nos Estados Unidos joga dúvidas sobre a percepção dos mercados financeiros globais de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, vai elevar a taxa de juros em breve e seguir com mais altas graduais ao longo dos próximos anos.

Os mercados financeiros caíam com força após a vitória de Trump, com o dólar e as ações despencando e os bônus soberanos considerados como porto seguros e o ouro avançando, o que reflete temores de uma incerteza global prolongada com as políticas do republicano.

A tendência dos investidores era a favor da democrata Hillary Clinton, que seria considerada mais segura tanto nos assuntos domésticos quanto no palco internacional.

Trump tem prometido acabar ou renegociar acordos comerciais internacionais, o que pode desencadear uma onda de protecionismo, ameaçando a recuperação econômica global. Os planos econômicos dele prevêm fortes cortes de tributos que muitos economistas estimam que impulsionem com força o déficit orçamentário dos EUA.

"Aumentam as chances de que o Fed não aja em dezembro", disse o economista-chefe da Moody's Analytics, Marz Zandi, sobre a vitória de Trump.

A vitória de Trump também lança dúvidas sobre o futuro da chair do Fed, Janet Yellen. Ele tem acusado o Fed de manter a taxa de juros baixa para ajudar o presidente democrata Barack Obama e indicou que pode substituir Yellen após o final do mantado dela em janeiro de 2018, levando analistas a especular se ela renunciaria mais cedo.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasFed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor