Economia

Vendas de veículos recuam 3,63% em abril, aponta a Fenabrave

O total de 156,9 mil veículos vendidos corresponde a uma queda de 17,02% na comparação com março

Carros: os dois feriados do mês - Sexta-feira Santa e Tiradentes - foram determinantes ao resultado negativo de abril (Top Photo Corporation/Thinkstock)

Carros: os dois feriados do mês - Sexta-feira Santa e Tiradentes - foram determinantes ao resultado negativo de abril (Top Photo Corporation/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de maio de 2017 às 19h12.

Última atualização em 25 de abril de 2018 às 11h55.

São Paulo - Balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela Fenabrave, entidade que abriga as concessionárias de veículos, mostra que o ritmo de vendas do setor melhorou no mês passado, mas, prejudicado por um calendário curto - com cinco dias a menos do que março -, o resultado consolidado do mercado automotivo voltou a ficar em terreno negativo.

No total, 156,9 mil veículos foram vendidos em abril, o que corresponde a uma queda de 17,02% na comparação com março - em conta que inclui carros de passeio, utilitários leves (como vans e picapes), caminhões e ônibus.

Em relação ao volume de igual período do ano passado, a queda foi menor, de 3,63%.

Os dois feriados do mês - Sexta-feira Santa e Tiradentes - foram, contudo, determinantes ao resultado negativo de abril, já que na média diária, que anula o efeito do calendário mais curto, as vendas subiram de 8,2 mil para 8,7 mil de um mês para outro - ou seja, praticamente 500 unidades a mais a cada dia útil.

Se considerados apenas os carros de passeio e utilitários leves, as concessionárias comercializaram 8,5 mil unidades a cada dia que abriram as portas no mês passado, 458 a mais do que março e a melhor média diária desde o início do ano.

Apesar disso, o mercado ainda mostra queda no acumulado de 2017.

De janeiro a abril, houve redução de 2,37% no total de veículos emplacados, que somou 628,9 mil unidades nos quatro primeiros meses do ano.

Acompanhe tudo sobre:Carroseconomia-brasileiraFenabraveVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor