Economia

Vendas de automóveis em março caem 5,5% ante 2012

Segundo a Fenabrave, as vendas no primeiro trimestre ficaram em 830,46 mil unidades, um crescimento de apenas 1,5 %


	Veículos: Em 2012, as vendas de veículos chegaram a cair 4,6 % no acumulado até maio, antes que o governo lançasse incentivos como o corte no IPI e estímulo ao crédito.
 (Marcelo Camargo/ABr)

Veículos: Em 2012, as vendas de veículos chegaram a cair 4,6 % no acumulado até maio, antes que o governo lançasse incentivos como o corte no IPI e estímulo ao crédito. (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 18h09.

São Paulo - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil somaram em março 283,9 mil unidades, uma queda de 5,5 % sobre o mesmo mês de 2012, mas com menos dias úteis de emplacamentos.

Segundo dados da associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, as vendas no primeiro trimestre ficaram em 830,46 mil unidades, um crescimento de apenas 1,5 %.

Com a Páscoa neste ano acontecendo em março, o mês teve 20 dias úteis de vendas ante 22 dias em 2012, quando a data comemorativa foi em abril.

A divulgação dos números ocorreu depois que o governo anunciou no sábado a prorrogação do IPI reduzido para automóveis e caminhões até o final deste ano.

O presidente da associação de montadoras, Anfavea, Cledorvino Belini, afirmou nesta segunda-feira que sem a prorrogação da redução do IPI seria "difícil para o setor chegar ao crescimento" esperado para este ano, de entre 3,5 e 4,5 % nas vendas.

"Este ano, as vendas vão ser mais 'flat' (estáveis), sem grandes picos como o recorde histórico de agosto (de 2012)", disse Belini, também presidente do grupo Fiat para América Latina.

Em 2012, as vendas de veículos chegaram a cair 4,6 % no acumulado até maio, antes que o governo lançasse incentivos como o corte no IPI e estímulo ao crédito.

Segundo Belini, a decisão do governo de prorrogar a redução do IPI, que voltaria a patamares normais até o final de junho, "foi uma medida preventiva" para evitar enfraquecimento do setor.

Ele evitou comentar sobre a produção de veículos em março, mas afirmou que acredita que o volume produzido tenha sido maior que fevereiro, quando algumas montadoras concederam período de férias a funcionários. "Estou esperançoso que a produção tenha sido boa", disse Belini. A Anfavea divulga os dados fechados de produção na quinta-feira.

Por segmentos, as vendas de automóveis e comerciais leves em março somaram 268,36 mil unidades, numa queda de 5,5 % contra março de 2012. No acumulado do trimestre, houve avanço de 1,96 %.

Já as vendas de caminhões e ônibus somaram 15.575 unidades no mês passado, queda de 5,2 % na comparação anual. No trimestre, o segmento teve baixa de 6,35 % contra igual período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCaminhõesCarrosVeículosVendas

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos