Economia

Venda de veículos leves no Brasil mantém recuperação mensal

Licenciamentos de veículos leves novos em novembro no Brasil mantiveram tendência de recuperação mensal, impulsionados por maiores vendas de carros de passeio


	Carros: venda de carros e comerciais leves novos no Brasil em novembro somou cerca de 280 mil unidades, queda de 3 por cento sobre novembro do ano passado
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Carros: venda de carros e comerciais leves novos no Brasil em novembro somou cerca de 280 mil unidades, queda de 3 por cento sobre novembro do ano passado (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 13h22.

São Paulo - Os licenciamentos de veículos leves novos em novembro no Brasil mantiveram tendência de recuperação mensal, impulsionados por maiores vendas de carros de passeio, mas ainda seguem em queda no comparativo anual, informou nesta segunda-feira uma fonte do setor com acesso a dados preliminares de emplacamentos.

Segundo a fonte, a venda de carros e comerciais leves novos no Brasil em novembro somou cerca de 280 mil unidades, queda de 3 por cento sobre novembro do ano passado, mas alta de 16,9 por cento sobre outubro.

Os emplacamentos de carros somaram cerca de 234,8 mil unidades em novembro, alta de 27 por cento ante outubro (184,7 mil) e de 5 por cento sobre novembro de 2013 ( 223,7 mil). Já as vendas de comerciais leves, categoria ampla que inclui desde vans de entrega a utilitários esportivos de luxo, recuaram para 45,2 mil em novembro, queda de 17,5 por cento ante outubro(54,8 mil) e de 30 por cento ante o mesmo período do ano passado (64,8 mil).

Com isso, as vendas acumuladas de veículos leves neste ano até novembro somam 2,474 milhões de unidades, queda de 23,7 por cento ante 3,244 milhões entre janeiro e novembro de 2013.

Apesar da recuperação mensal nas vendas e de medidas de redução de produção tomadas pela indústria, o estoque de veículos novos à espera de comprador em outubro atingiu pico de 413 mil unidades, se mantendo no patamar equivalente a cerca de 40 dias de vendas.

A expectativa da associação de montadoras de veículos, Anfavea, é que as vendas de veículos novos, incluindo caminhões e ônibus, em 2014 registrem segundo ano de queda consecutiva. A previsão da entidade é de queda 5,4 por cento nos licenciamentos, para 3,56 milhões de unidades. Já para a produção, a estimativa é de baixa de 10 por cento, a 3,34 milhões de veículos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosVeículosveiculos-utilitariosVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor