Exame Logo

Venda de eletroeletrônicos cresce 16% no primeiro semestre

Este pode ser o segundo ano consecutivo de expansão do setor depois da retração entre 2001 e 2003

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

As vendas de produtos eletroeletrônicos aumentaram 16,28% no primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado. Os aparelhos de DVDs foram o principal destaque e apresentaram um incremento de 122,5%, puxando a média geral da indústria. Sem contabilizar as vendas de DVDs, o setor cresceu cerca de 8%, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Os números da associação confirmam a boa fase vivida pelo setor, já apontada por outras estatísticas. A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelou que o segmento de móveis e eletrodomésticos encerrou o semestre com alta de 19,70%. O desempenho ficou bem acima da média geral do comércio, que cresceu 4,64%.

Veja também

De acordo com o presidente da Eletros, Paulo Saab, os resultados surpreendem ainda mais, quando se constata que o segundo trimestre do ano não registrou uma melhoria das condições gerais da economia. "Apesar de não ter havido, como se esperava, maior expansão do crédito e aumento no nível de emprego, as vendas no segundo trimestre permitiram ao setor fechar o semestre com desempenho superior ao de 2004", diz.

Segundo Saab, o desempenho até junho permite sustentar a projeção da Eletros, de que o setor fechará 2005 com crescimento entre 8% e 10%. Se isto acontecer, será o segundo ano consecutivo de avanço dos eletroeletrônicos, após um período de forte retração nas vendas. No ano passado, o setor cresceu 20% primeiro resultado positivo desde 2000, quando a alta foi de 10,59%. O feito será ainda mais comemorado pelo setor, quando se lembra que a última vez em que os fabricantes registraram dois anos consecutivos de expansão foi no período de 1995 e 1996, com altas de 27,65% e 18,33%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame