Economia

Varejo tem em junho pior resultado para o mês desde 2003

O crescimento das vendas no varejo no mês de junho foi de 1,7% em relação a junho de 2012


	Varejo: as vendas no varejo subiram 3% no primeiro semestre, a menor variação desde 2005
 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

Varejo: as vendas no varejo subiram 3% no primeiro semestre, a menor variação desde 2005 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 11h17.

Rio de Janeiro - O crescimento das vendas no varejo no mês de junho, de 1,7% em relação a junho de 2012, foi o pior resultado para o mês desde 2003, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). A pesquisa mostrou ainda que as vendas no varejo subiram 3% no primeiro semestre, a menor variação desde 2005.

A coordenadora de Serviços e Comércio do instituto, Aleciana Gusmão, explica que o governo vem tirando os incentivos ao consumo, que ajudaram a impulsionar as vendas no ano passado, como a redução do IPI sobre veículos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, destaca, o crescimento mais lento da renda das famílias e o menor volume de crédito também influenciaram o resultado. A inflação é outro ingrediente que tem limitado a expansão das vendas no varejo este ano.

O preço dos alimentos, segundo ela, vem alterando o hábito dos consumidores, que estão optando por produtos mais baratos ou reduzindo o total de itens comprados. O movimento fez o segmento de hipermercado e supermercado registrar perda de 0,8% na comparação com junho do ano passado.

Com esse resultado, o setor perdeu a liderança na composição do índice e passou de primeiro para último lugar, contribuindo negativamente com 24% da taxa. Quem ocupou a liderança no mês foi o segmento de combustíveis, que contribuiu com 48% na formação do indicador de vendas no varejo.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGEVarejoVendas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame