Economia

UE e FMI pedem redução em 10% do déficit fiscal grego

Atenas - A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pediram ao governo grego que nos próximos dois anos reduza em 10 pontos percentuais o déficit público, que em 2009 alcançou 13,6% do PIB, e que corte os salários, indicou à imprensa um sindicalista depois de uma reunião com o primeiro-ministro Giorgos Papandreou. […]

Sede do Banco Central da Grécia: além de corte no déficit para os próximos 2 anos, UE e FMI querem arrocho salarial (.)

Sede do Banco Central da Grécia: além de corte no déficit para os próximos 2 anos, UE e FMI querem arrocho salarial (.)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2010 às 10h03.

Atenas - A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pediram ao governo grego que nos próximos dois anos reduza em 10 pontos percentuais o déficit público, que em 2009 alcançou 13,6% do PIB, e que corte os salários, indicou à imprensa um sindicalista depois de uma reunião com o primeiro-ministro Giorgos Papandreou.

A UE e o FMI examinam com os dirigentes gregos uma redução do déficit público de 10 pontos em dois anos, 2010 e 2011, o que vai requerer uma economia de 25 bilhões de euros, precisou a fonte.

O déficit público da Grécia em 2009, calculado em 13,6% do PIB pela agência europeia de estatísticas Eurostat, pode ter alcançado os 14% no ano passado, segundo advertiu o ministro grego das Finanças, Giorgos Papaconstantinou.

A UE e o FMI também examinam uma supressão dos 13º e 14º salários no setor público para os funcionários e pensionistas, acrescentou o sindicalista.

O Imposto ao Valor Agregado (IVA) também pode ser aumentado em 1 ou 2 pontos, acrescentou outro participante que pediu para não ser identificado.

Dirigentes da Comissão, do Banco Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociam atualmente em Atenas com o governo grego as reformas em troca das quais se desbloqueará a ajuda.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaDívida públicaEuropaGréciaOrçamento federalPiigsSalários

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor