Trump: presidente americano está perto de acordo desejado (Jim Young/Reuters)
AFP
Publicado em 4 de abril de 2019 às 06h13.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e poderá fechar um acordo para acabar com a guerra comercial entre os dois países, informaram funcionários americanos na quarta-feira, 3.
O encontro com Liu, que também é o principal negociador comercial da China, ocorrerá na tarde desta quinta-feira, 4, na Casa Branca, segundo o programa oficial.
Negociadores chineses e americanos estão trabalhando para fechar um acordo que aborde as demandas de Trump, que reclama de anos de tratamento injusto para as empresas americanas por parte do gigante asiático, o que permitiria a redução das tarifas que afetam o comércio nos dois países.
Segundo funcionários americanos, a China tem utilizado práticas desleais de comércio por anos para promover suas empresas e obter know-how das companhias americanas.
No dia 29 de março, Trump disse que as negociações para acabar com a guerra comercial com Pequim caminhavam "muito bem", mas destacou que só aceitaria um "grande acordo".