Economia

Superávit primário de setembro é o maior desde 1991

O setor público não financeiro do Brasil registrou superávit primário recorde no mês de setembro: 10,3 bilhões de reais. É o maior superávit da série iniciada em 1991, segundo o Banco Central. Este resulta engloba os saldos do governo central (governo federal, INSS e BC), dos governos estaduais e municipais e as empresas estatais das […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h18.

O setor público não financeiro do Brasil registrou superávit primário recorde no mês de setembro: 10,3 bilhões de reais. É o maior superávit da série iniciada em 1991, segundo o Banco Central. Este resulta engloba os saldos do governo central (governo federal, INSS e BC), dos governos estaduais e municipais e as empresas estatais das três esferas.

O superávit acumulado nos primeiros nove meses do ano atingiu 47,6 bilhões e ultrapassou a meta estabelecida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), de 41 bilhões.

O saldo de setembro é 133,4% superior ao do mesmo período de 2001, e 128,9% ao de agosto de 2002. Deste total, 6 bilhões correspondem ao esforço fiscal do governo central, 1 bilhão veio dos governos locais e 3,2 bilhões das empresas estatais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional