Economia

SP lidera ranking de "estados do futuro" da América do Sul

SP lidera enquanto Buenos Aires subiu 2 posições e ficou na vice-liderança, seguida pelo Rio de Janeiro, de acordo com ranking de publicação do Financial Times


	Parque em São Paulo: estado lidera ranking do Financial Times
 (Germano Luders/Exame)

Parque em São Paulo: estado lidera ranking do Financial Times (Germano Luders/Exame)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 19 de abril de 2016 às 17h34.

São Paulo - O estado de São Paulo ficou pela segunda vez consecutiva em 1º lugar no ranking de "estados do futuro" da América do Sul.

Em 2º lugar ficou a área metropolitana de Buenos Aires, duas posições acima em relação ao ranking anterior, com destaque nos campos de investimentos de ponta e educação superior.

O ranking traz o estado do Rio de Janeiro em 3º, o do Paraná em 8º e o Rio Grande do Sul em 9º. Minas Gerais e Santa Catarina aparecem em 12º e 13º, respectivamente.

A lista é divulgada a cada 2 anos pela FDI Magazine, uma revista bimestral do grupo Financial Times (FDI é a sigla em inglês para "Foreign Direct Investment", investimento estrangeiro direto).

133 localidades foram analisadas com base em dezenas de dados quantitativos em 5 categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Infraestrutura, Ambiente de Negócios amigável e Custo-Benefício.

Destaques

A publicação chama a região de Campinas de "Vale do Silício Brasileiro" e destaca que a maior proporção de investimentos no estado foi nos setores de software e inteligência da informação, responsáveis por 17% de todos os projetos.

São Paulo teve a maior atração de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Elas atingiram o pico em 2012, caíram 55% em 2013 e desde então foram se recuperando gradualmente. 

Nenhum outro estado sul-americano é tão amigável aos negócios e tem tantas instituições de ensino superior quanto São Paulo. Esse último item garantiu a liderança na categoria "Capital Humano e Estilo de Vida". 

SP também lidera em "Potencial Econômico", com o Rio de Janeiro em 2º lugar.  Buenos Aires lidera em "conectividade", seguido pelos dois estados brasileiros.

Em termos de estratégia de atração de investimento estrangeiro, o vencedor entre 28 inscritos foi o Paraná. De acordo com a publicação, o estado colhe os resultados de um aumento de 55% em 2016 no orçamento da agência responsável pela questão.

Veja o top 15 estados do futuro da América do Sul, segundo a FDI Magazine:

  Estado País
1 São Paulo Brasil
2 Cidade Autônoma de Buenos Aires Argentina
3 Rio de Janeiro Brasil
4 Bogotá Colômbia
5 Metropoliana de Santiago Chile
6 Antofagasta Chile
7 Província de Buenos Aires Argentina
8 Paraná Brasil
9 Rio Grande do Sul Brasil
10 Lima Peru
11 Atacama Chile
12 Minas Gerais Brasil
13 Santa Catarina Brasil
14 Montevidéu Uruguai
15 Atlantico Colômbia
Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEstado de São PauloEstados brasileirosFinancial TimesJornaisMetrópoles globaisRio de Janeirosao-paulo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor