Economia

Só 12 de 27 setores industriais cresceram até maio, diz IBGE

A alta de 1,7% apurada pela indústria no período está concentrada basicamente em três segmentos: veículos automotores, máquinas e equipamentos e refino de petróleo


	A pesquisa divulgada nesta terça-feira, 02, pelo instituto revela que apenas 12 dos 27 ramos industriais cresceram no acumulado do ano
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

A pesquisa divulgada nesta terça-feira, 02, pelo instituto revela que apenas 12 dos 27 ramos industriais cresceram no acumulado do ano (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 12h40.

Rio de Janeiro- A produção industrial em 2013 tem sido carregada por poucas atividades, o que tem limitado o crescimento. A avaliação foi feita hoje pelo o gerente da Coordenação da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

"Esse é um fator de preocupação dado que a maior parcela da indústria apresenta retração", disse.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira, 02, pelo instituto revela que apenas 12 dos 27 ramos industriais cresceram no acumulado do ano, sendo que a alta 1,7% apurada pela indústria no período está concentrada basicamente em três segmentos: veículos automotores (14,3%), máquinas e equipamentos (9,2%) e refino de petróleo (4,2%).

Os dois primeiros foram ajudados por desonerações de impostos pelo governo, enquanto o refino tem ampliado a produção para diminuir a necessidade de importação do insumo.

"A queda da produção em maio foi um resultado bem negativo, especialmente pelo perfil disseminado (entre as categorias)", disse. Entretanto, Macedo destacou que o saldo da indústria no ano é positivo, com a produção rodando em um ritmo mais elevado do que no final do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEstatísticasIBGEIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame