Economia

Seleção se encontra com FHC às 11h30 e depois cumpre via sacra

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, disse no Palácio do Planalto que a chegada do carro do Corpo de Bombeiros com os pentacampeões mundiais de futebol à Praça dos Três Poderes está prevista para as 11h30. O caminhão em que os jogadores desfilarão foi fabricado na Alemanha em 1970, quando […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, disse no Palácio do Planalto que a chegada do carro do Corpo de Bombeiros com os pentacampeões mundiais de futebol à Praça dos Três Poderes está prevista para as 11h30.

O caminhão em que os jogadores desfilarão foi fabricado na Alemanha em 1970, quando a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato de futebol.

O avião que transporta a seleção Brasileira deve chegar à Base Aérea por volta das 9h30. O presidente Fernando Henrique Cardoso homenageará os jogadores pentacampeões com a medalha da Ordem Nacional do Mérito. A condecoração será entregue a 16 dos 22 jogadores, além do técnico Luiz Felipe Scolari. O capitão Cafu, o goleiro Dida, o lateral Roberto Carlos, o volante Denílson e os atacantes Rivaldo e Ronaldo já receberam a medalha por atuações nas copas de 94 e 98.

Segundo a Agência Brasil, já é grande o número de pessoas na Praça dos Três Poderes para aguardar a chegada da Seleção Brasileira pentacampeã mundial. Pelo menos 2 000 pessoas já estão concentradas em frente ao Palácio do Planalto, onde a delegação será recebida por FHC. O trânsito já foi fechado pela Polícia Militar, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos 3 Poderes.

Segundo o comando da PM, cerca de 4.500 policiais farão a segurança da seleção. A expectativa da PM é de que 40 a 50 mil pessoas compareçam à Praça dos Três Poderes.

A Esquadrilha da Fumaça da FAB vai prestar uma homenagem à seleção brasileira, durante o trajeto que a comitiva irá fazer da Base Aérea até o Palácio do Planalto. A equipe pretende escrever no céu de Brasília a palavra "penta".

Quando o avião da Varig, procedente de Tóquio e Los Angeles, entrou no espaço aéreo brasileiro nesta terça-feira, um piloto da Força Aérea Brasileira transmitiu a seguinte mensagem aos jogadores: "O ministro da Defesa e as Forças Armadas Brasileiras sentem-se orgulhosos de receberem, nos céus de nossa pátria, os bravos que, superando todas as dificuldades e todos os adversários, conquistaram para o nosso povo o tão sonhado penta.

Graças aos senhores, o mundo reconheceu, uma vez mais, o talento, a determinação, a competência e a fibra do povo brasileiro. Para a Força Aérea, em particular, é um privilégio escoltá-los e chegarmos junto ao abençoado solo do Brasil. Sem bem-vindos, Pentacampeões!".

O ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, participará da cerimônia de recepção dos pentacampeões na Base Aérea de Brasília, ao lado do ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Os dois ministros acompanharão a solenidade de colocação da quinta estrela na fuselagem do avião da Varig que traz a seleção.

Carvalho disse que, com as vitórias da Seleção Brasileira, aumentaram bastante as vendas durante a Copa do Mundo. "Futebol é patrimônio social e cultural do povo brasileiro e na hora em que ganhamos um pentacampeonato, que é um título inédito, é claro que isso mexe com a economia brasileira, mexe favoravelmente com a economia", concluiu.

O grupo baiano Olodum, que tocou durante todos os jogos do Brasil durante toda a Copa, no Pelourinho, em Salvador (BA), está no Palácio do Planalto e executará o Hino Nacional quando a seleção chegar à Praça dos Três Poderes. A homenagem terá também a presença da cantora baiana Ivete Sangalo.

Os jogadores desfilarão em carro aberto do Corpo de Bombeiros do Aeroporto até a Praça dos Três Poderes. De Brasília eles irão para o Rio de Janeiro, que decretou ponto facultativo, e São Paulo, que dispensou os funcionários a partir das 13h.

A seleção deve chegar ao Rio no início da tarde. Os jogadores e comissão técnica vão desembarcar no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) e serão recebidos pela governadora Benedita da Silva. Na cidade, a seleção desfilará em carro aberto.

A chegada da seleção brasileira em São Paulo está prevista para as 21h no Sambódromo, na zona norte da cidade.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pix: Banco Central já devolveu R$ 1,1 bi para vítimas de fraudes ou falhas no sistema

Câmara tem até quarta-feira para votar reoneração da folha e cumprir decisão do STF

China registra crescimento de 6% no comércio exterior nos primeiros oito meses de 2024

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%