Economia

Resultado do IPCA mostra inflação sob controle, diz Mantega

“Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. Ele é menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado", afirma o ministro da Fazenda


	Guido Mantega: ministro ressaltou que, mesmo com o resultado, governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período (Valter Campanato/ABr)

Guido Mantega: ministro ressaltou que, mesmo com o resultado, governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 11h10.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que ficou satisfeito com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado mostra que a inflação está sob controle.

O IPCA fechou o mês de setembro em 0,35%. Em setembro do ano passado, o índice chegou a 0,57%. “Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. Ele é menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado. Significa que a inflação está sob controle”, acrescentou.

Mantega ressaltou que, mesmo com o resultado, o governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem problemas sazonais típicos do período, ligados à safra e ao clima. “É claro que ela tem uma sazonalidade e no fim do ano sobe um pouco, porque tem entressafra, regime de chuvas. Mas vamos ficar dentro da normalidade. Isso não significa que vamos descuidar". Para ele, o governo tem que ficar alerta para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhar o consumidor.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasGuido MantegaIndicadores econômicosInflaçãoIPCAPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos