Economia

Relicitação de Viracopos entrará em PPI no final do mês

No fim do mês passado, o acionistas da concessionária de Viracopos decidiram iniciar o processo de devolução negociada da concessão

Viracopos: a concessionária teve dificuldades financeiras para seguir com o contrato (Aeroportos Brasil Viracopos/Divulgação)

Viracopos: a concessionária teve dificuldades financeiras para seguir com o contrato (Aeroportos Brasil Viracopos/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 17h12.

Última atualização em 4 de agosto de 2017 às 17h47.

Brasília - O governo federal vai incluir no final do mês a relicitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no escopo das concessões do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), disse à Reuters o secretário Especial da Secretaria do PPI, Adalberto Vasconcelos.

No fim do mês passado, os acionistas da concessionária de Viracopos decidiram iniciar o processo de devolução negociada da concessão, que prevê a relicitação do ativo.

Controlada por Triunfo Participações e UTC, a concessionária teve dificuldades financeiras para seguir com o contrato, entre outros motivos, pela frustração nas projeções de crescimento da demanda no aeroporto.

A expectativa de Vasconcelos é que o leilão para escolher um novo concessionário para Viracopos ocorra o ano que vem.

A reunião do conselho do PPI, a terceira desde que o programa foi criado, também deve incluir novas concessões de rodovias, terminais portuários, linhas de transmissão de eletricidade, "e devemos ter muita coisa na área de petróleo", disse.

Ferrovias

O secretário do PPI disse ainda que no dia 29 de setembro deve ser iniciada a consulta pública com a proposta do edital para o leilão de concessão da Ferrogrão, ferrovia a ser construída entre o Mato Grosso e o Pará.

"O leilão da ferrovia deve ocorrer no início de 2018", disse Vasconcelos.

Avaliada em cerca de 12 bilhões de reais, a Ferrogrão deverá ter 1,1 mil quilômetros de extensão e ligará as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste ao porto paraense de Miritituba.

Vasconcelos disse também que a versão final do edital de concessão da ferrovia Norte-Sul deve sair em dezembro deste ano.

A proposta de edital da Norte-Sul foi colocada em audiência pública no fim de junho.

O leilão contempla cerca de 1,5 mil quilômetros de ferrovias, já construídos, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d'Oeste (SP), a um preço mínimo de 1,631 bilhão de reais.

Acompanhe tudo sobre:Aeroportos do BrasilConcessõesViracopos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor