Economia

Relator apresenta na Câmara substitutivo ao projeto do cadastro positivo

O texto, que incorpora sugestões de deputados ligados aos órgãos de defesa do consumidor, deve ser votado na próxima semana

Cadastro positivo: pela lei atual, ele é formado apenas por pessoas que solicitaram a inclusão no banco de dados (Luciano Marques/Thinkstock)

Cadastro positivo: pela lei atual, ele é formado apenas por pessoas que solicitaram a inclusão no banco de dados (Luciano Marques/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de abril de 2018 às 20h51.

Brasília - O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) apresentou nesta quarta-feira, 4, na Câmara o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 441, que trata do cadastro positivo. O texto, que incorpora sugestões de deputados ligados aos órgãos de defesa do consumidor, deve ser votado na próxima semana.

"Votamos na semana que vem o mérito. O texto do substitutivo foi distribuído para todas as bancadas e agora é possível que venham as emendas", afirmou. "O substitutivo já foi bastante trabalhado, principalmente com o deputado Celso Russomanno (PRB-SP). Nós conseguimos chegar a um consenso", acrescentou.

O substitutivo prevê a formação de um banco de dados de bons pagadores que, em tese, poderão ter acesso a taxas de juros mais baixas no mercado de crédito.

A inclusão no cadastro seria automática, sendo que o consumidor que quiser sair poderá solicitar a exclusão. Pela lei atual, o cadastro positivo é formado apenas por pessoas que solicitaram a inclusão no banco de dados - o que, na prática, torna o banco de dados irrelevante.

A questão do acesso aos dados dos consumidores sempre foi uma preocupação dos órgãos de defesa do consumidor. Ao incorporar sugestões vindas de órgãos de Russomanno, Ihoshi buscou quebrar as resistências à proposta.

Acompanhe tudo sobre:Cadastro PositivoCâmara dos Deputados

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto