Economia

Queda do dólar ajudou indústria a reduzir custos, aponta CNI

Recuo dos custos entre julho e setembro foi registrado pelo Indicador de Custos Industriais, divulgado nesta sexta-feira, 5, pela CNI


	Queda nos custos de produção da indústria: índice já havia pontuado recuo de 0,7% no intervalo trimestral anterior
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Queda nos custos de produção da indústria: índice já havia pontuado recuo de 0,7% no intervalo trimestral anterior (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 11h32.

Brasília - As intervenções do Banco Central para conter a valorização do dólar ajudou a indústria a reduzir os custos de produção no terceiro trimestre em 1,2%, na comparação com o trimestre anterior.

O recuo entre julho e setembro foi registrado pelo Indicador de Custos Industriais, divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice já havia pontuado recuo de 0,7% no intervalo trimestral anterior (abril-junho).

"A indústria conseguiu recuperar a competitividade, pois, enquanto os custos caíram, os preços dos manufaturados importados subiram 1,4%, impulsionados pela desvalorização de 2% do real frente ao dólar", destacou a Confederação.

O indicador leva em consideração o custo de produção, capital de giro e a carga tributária. Os custos de capital de giro aumentaram 2,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre. O custo da energia registrou alta de 2,7%, os gastos com pessoal, 2,2%, e os bens intermediários tiveram queda de 0,7%.

Parte do avanço da produção mais barata pela indústria ocorreu em função da queda de 5,7% nos tributos pagos pelo setor. Segundo a CNI, o movimento foi contrário ao crescimento do PIB.

A redução do custo para produzir no Brasil foi positiva mesmo diante da estabilidade do preço dos manufaturados, que avançou apenas 0,1% entre julho e setembro, levando em conta gasto com pessoal, custo da energia e compra de bens intermediários.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCâmbioCNI – Confederação Nacional da IndústriaDólarMercado financeiroMoedas

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame