Qual é a "oportunidade de ouro" do Brasil, segundo a PIMCO

Blog de uma das maiores companhias de investimento define Brasil como "oportunidade única" para investidores estrangeiros

São Paulo - O Brasil tem uma "oportunidade de ouro" para baixar suas taxas de juros para apenas um dígito de forma sustentável.

A opinião foi publicada no blog da PIMCO, uma das maiores companhias de investimento do mundo, com o título "Brasil: Taxas mais baixas para sempre?".

O texto é assinado por Ismael Orenstein e Lupin Rahman, gerentes de portfólio de mercados emergentes que visitaram o país recentemente.

A razão apontada é que a inércia da inflação está sendo quebrada, o que aparece nas expectativas de mercado e no debate sobre reduzir a meta já em 2019.

Isso é resultado de "reformas difíceis" que atacam algumas das razões para nossos juros serem estruturalmente altos.

Do lado fiscal, a aprovação do teto de gastos e o andamento de um projeto de reforma da Previdência.

Do lado do crédito, um plano para aproximar as taxas de juros subsidiado de níveis mais próximos das de mercado.

Isso ajuda por dois motivos: torna a política monetária mais potente, já que ela passa a influenciar mais diretamente a totalidade do crédito, e diminui o nível de subsídio do Tesouro.

O texto cita alguns riscos na agenda, como a impopularidade das medidas, as investigações de corrupção e as eleições de 2018.

Mas conclui que o Brasil está na direção correta e se destaca entre os emergentes, o que o torna uma "oportunidade única" para investidores estrangeiros.

"Não é comum ver taxas de juros de dois dígitos hoje em dia, particularmente em um país com fundamentos melhorando, uma moeda estável apoiada em contas externas firmes e uma agenda de reformas em andamento", diz o texto.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.