Economia

Produtos doados terão isenção de ICMS em Alagoas

Maceió - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de Alagoas vai isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) as mercadorias doadas para as vítimas das enchentes dos últimos dias no Estado. A instrução normativa foi publicada ontem no Diário Oficial. A regulamentação vale para as saídas internas de mercadoria […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Maceió - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de Alagoas vai isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) as mercadorias doadas para as vítimas das enchentes dos últimos dias no Estado. A instrução normativa foi publicada ontem no Diário Oficial. A regulamentação vale para as saídas internas de mercadoria no Estado. O objetivo da medida é aumentar as doações.

Segundo a publicação, os contribuintes que desejarem disponibilizar donativos para a população desabrigada poderão emitir nota fiscal tendo como destinatário a Defesa Civil do Estado, sob o CNPJ 02.558636/001-89. Além disso, na natureza da operação, deve constar a designação Doação, tendo o código fiscal (CFOP) 5.910.

O controle das mercadorias doadas será feito por meio dos próprios documentos fiscais, que devem ser enviados à Fazenda, pela Defesa Civil, até o último dia do mês subsequente ao recebimento. As notas também devem estar acompanhadas de ofício endereçado à Superintendência da Receita Estadual.

A secretaria está pleiteando junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que a isenção do ICMS seja estendida a mercadorias vindas de outros Estados. As informações são da Agência Alagoas, órgão oficial de notícias do governo do Estado.

Leia mais notícias sobre o Nordeste

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisRegião NordesteImpostosLeão

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro