Economia

Presidente da Opep sinaliza corte da produção de petróleo

O preço do barril caiu 20 dólares desde o pico de julho, quando foi cotado a 78,40 dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

O presidente da Opep, Edmund Daukoru, disse nesta quarta-feira (11/10), que a organização está se preparando para cortar a produção de petróleo em 1 milhão de barris diários. Sua fala contraria as expectativas dos analistas, que acreditavam que o cartel estava dividido e demoraria a reagir à queda da cotação internacional.

De acordo com a revista britânica The Economist, a reação do mercado foi mínima. Durante o dia, o barril de óleo cru estava sendo negociado apenas alguns centavos acima do preço de abertura em Nova York e fechou o dia cotado a 57,59 dólares.

Os analistas acreditam que o mercado já esperava essa manobra ou talvez espere ainda maiores detalhes do acordo para agir. Muitos pontos ainda devem ser esclarecidos: não está claro se os cortes serão divididos entre os membros e quando serão feitos. Espera-se também a posição da Arábia Saudita, considerada o "banqueiro central" da Opep, por ajustar sua produção para regular os preços. Se ela não aderir, a medida terá pouco efeito.

Outros membros da Opep, como a Venezuela e o Irã, apóiam o corte e pedem um encontro especial da organização na próxima semana em Viena, para selar o acordo. Acostumados com preços altos, eles já têm produzido menos que a cota e perderiam pouco com a mudança. O preço do barril já diminuiu cerca de 20 dólares desde o pico de julho, quando atingiu a marca de 78,40 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade