Economia

Presidente da Alemanha assina ratificação do ESM

Joachin Gauck assinou a ratificação da participação do país no Mecanismo de Estabilidade Europeu, que ajuda no resgate da crise


	A Alemanha é a maior contribuinte do ESM, respondendo por cerca de 27% do capital total do fundo
 (Lintao Zhang/Getty Images)

A Alemanha é a maior contribuinte do ESM, respondendo por cerca de 27% do capital total do fundo (Lintao Zhang/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 14h26.

Frankfurt - O presidente da Alemanha, Joachin Gauck, assinou a ratificação da participação do país no Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), abrindo caminho para a implementação do fundo de resgate permanente da zona do euro. O mecanismo deve entrar em vigor em 8 de outubro.

A Alemanha é a maior contribuinte do ESM, respondendo por cerca de 27% do capital total do fundo, de 500 bilhões de euros. O presidente Gauck, que é o chefe de Estado, transformou o projeto em lei após receber a garantia de que todos os membros da zona do euro aceitaram as condições estabelecidas pelos país para a participação no ESM.

O Tribunal Constitucional da Alemanha decidiu, em 12 de setembro, que a participação do país no ESM não causa nenhum problema legal, mas disse que as obrigações do governo alemão com o fundo não podem superar 190 bilhões de euros sem aprovação do Parlamento. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise econômicaCrises em empresasDívida públicaEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024