Vista da marca d'água no lago da represa hidrelétrica de Furnas em Mina Gerais (Paulo Whitaker/Reuters)
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2014 às 17h07.
São Paulo - O preço de energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) subiu para perto dos 700 reais por megawatt-hora (MWh) em todas as regiões do país, enquanto as previsões de chuva para julho foram reduzidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Na carga pesada do Sudeste/Centro Oeste, Nordeste e Norte, o PLD subiu de 564,61 reais, nesta semana, para 683,52 reais na semana que vem.
No Sul, o PLD da carga pesada passou de 551,09 reais nesta semana para 674,33 reais entre 12 e 18 de julho. As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (PLD), nesta sexta-feira.
O cenário previsto para julho continua sendo que o Sul receberá chuvas nos reservatórios de suas hidrelétricas em volumes bem acima da média histórica, e o Sudeste/Centro Oeste, Norte e Nordeste abaixo da média.
Entretanto, houve uma redução nos volumes de chuvas inicialmente previstos em todas as regiões.
Para a semana de 12 a 18 de julho, em particular, a previsão é de que a passagem de uma frente fria pela região Sul no fim da semana ocasione chuva fraca isolada nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, informou o ONS no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação.
O ONS estima que a geração térmica na semana que vem seja de 16,6 gigawatts (GW) médios, acima dos 15,9 GW médios previstos para esta semana. Já a previsão de aumento de consumo de carga de energia em julho teve leve alteração para baixo em relação à semana passada, de alta de 1,3 por cento para avanço de 1,2 por cento em julho ante mesmo mês do ano passado.