Economia

Posse de Levy na Fazenda é adiada por impasse fiscal

A nova equipe econômica liderada pelo novo ministro da Fazenda deve tomar posse na próxima semana, após baixar a poeira da batalha para afrouxar metas fiscais


	Joaquim Levy, ministro da Fazenda: Levy deve assumir após a conclusão da votação da mudança orçamentária
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Joaquim Levy, ministro da Fazenda: Levy deve assumir após a conclusão da votação da mudança orçamentária (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2014 às 17h56.

Brasília - A nova equipe econômica, liderada por Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, deve tomar posse na próxima semana, depois de baixar a poeira da batalha da presidente Dilma Rousseff para afrouxar as metas fiscais deste ano, disse uma fonte do governo nesta quinta-feira.

Após uma extensa votação, o Congresso aprovou o projeto que amplia os descontos da meta de superávit primário, na madrugada desta quinta-feira, apesar das inúmeras manobras da oposição, que explorou à exaustão os instrumentos regimentais para alongar a sessão. No entanto, ainda falta analisar uma última emenda da oposição, que deve ser votada em sessão na próxima terça-feira.

A demora na aprovação atrasou a posse do novo ministro da Fazenda devido à necessidade de protegê-lo de ações legais e políticas por não atingir a meta fiscal.

Levy deve assumir após a conclusão da votação da mudança orçamentária para "evitar um problema legal", disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.

A nova equipe, que inclui Nelson Barbosa como ministro do Planejamento, poderia assumir na quinta-feira ou sexta-feira da próxima semana, disse a fonte, e o restante da equipe assumiria em 1º de janeiro, quando começa o segundo mandato da presidente Dilma.

Levy está trabalhando de um escritório no Palácio do Planalto em planos para aumentar as receitas fiscais que incluem um mix de aumento de impostos e eliminação de desonerações, segundo a fonte.

Acompanhe tudo sobre:Dilma Rousseffeconomia-brasileiraJoaquim LevyMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor