Economia

PIB calculado pelo Itaú Unibanco tem queda mensal de 0,4%

O banco projeta queda de 3,9% do PIB no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2014, e recuo de 1% na margem, dessazonalizado


	Colheita de soja: o banco projeta queda de 3,9% do PIB no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2014, e recuo de 1% na margem, dessazonalizado
 (Camila Domingues/Palácio Piratini)

Colheita de soja: o banco projeta queda de 3,9% do PIB no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2014, e recuo de 1% na margem, dessazonalizado (Camila Domingues/Palácio Piratini)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 14h30.

Rio e São Paulo - O Itaú Unibanco divulgou nesta quinta-feira, 12, seu índice de atividade econômica, o Pibiu, para o mês de setembro.

Houve queda de 0,4% na atividade naquele mês em relação a agosto, na série com ajuste sazonal.

Em relação a setembro de 2014, o Pibiu registrou baixa de 4,5%. Já no trimestre encerrado em setembro - que corresponde ao terceiro trimestre de 2015 - o indicador registrou queda de 4,5% ante o mesmo período do ano passado.

A instituição informou ainda que a expectativa é de queda de 0,9% para o Pibiu em outubro, o que, se confirmado, representará o oitavo recuo consecutivo do indicador de atividade.

A despeito dos dados do Pibiu, o próprio Itaú Unibanco mantém projeções ligeiramente diferentes para o resultado efetivo do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2015, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de dezembro.

O banco projeta queda de 3,9% do PIB no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2014, e recuo de 1% na margem, dessazonalizado.

De acordo com o economista Felipe Talles, do Itaú Unibanco, é normal haver discrepâncias entre o Pibiu e as projeções da instituição, porque também é comum que o PIB do IBGE incorpore, em sua leitura, algumas informações que não estão no Pibiu.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatísticasIBGEIndicadores econômicosItaúItaúsaPIB

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame