Economia

Petróleo dos EUA não tomará mercados da Opep e da Rússia

O ex-ministro da Energia da Rússia acredita que os produtores EUA não tentariam tomar mercados cruciais da Opep e da Rússia, por conta dos baixos preços

Petróleo: "o fato é que o petróleo e o gás de xisto se saem bem em mercados que começam com certo preço", disse o ex-ministro (Sergio Moraes/Reuters)

Petróleo: "o fato é que o petróleo e o gás de xisto se saem bem em mercados que começam com certo preço", disse o ex-ministro (Sergio Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 16h16.

Ex-ministro da Energia da Rússia entre 2001 e 2004, Igor Yusufov minimizou nesta sexta-feira a preocupação de que as companhias de xisto dos Estados Unidos possam tentar usar os cortes promovidos pela Rússia e por nações do Oriente Médio para tomar fatia de mercado.

Yusufov acredita que os produtores EUA não tentariam tomar mercados cruciais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Rússia, onde os preços são muito baixos para eles competirem.

"O fato é que o petróleo e o gás de xisto se saem bem em mercados que começam com certo preço", disse o ex-ministro em contato por e-mail com o Wall Street Journal.

Yusufov, que agora comanda uma companhia de investimentos sediada em Moscou, a Fund Energy, disse que o mercado global pode lidar com o aumento na produção petrolífera dos EUA.

"A demanda global por combustível crescerá devido ao progresso econômico na Ásia e parcialmente na Europa", afirmou Yusufov. "Na minha opinião, há lugar para todos os produtores de petróleo e gás no mercado." Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)OpepPetróleoRússia

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025