Economia

Pedidos de recuperação judicial caem 37% em fevereiro

São Paulo - Os pedidos de recuperação judicial no País registraram forte queda em fevereiro, a terceira baixa mensal consecutiva. Balanço divulgado hoje pela empresa de informações econômicas Equifax mostra que o volume de requerimentos ajuizados no País caiu 37% na comparação com janeiro, passando de 19 para 12 solicitações. Em relação ao mesmo mês […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - Os pedidos de recuperação judicial no País registraram forte queda em fevereiro, a terceira baixa mensal consecutiva. Balanço divulgado hoje pela empresa de informações econômicas Equifax mostra que o volume de requerimentos ajuizados no País caiu 37% na comparação com janeiro, passando de 19 para 12 solicitações. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda dos pedidos de recuperação judicial foi de 48%.

O número de recuperações judiciais deferidas seguiu trajetória semelhante. Foram aceitos 15 pedidos em fevereiro, uma queda de 46% ante janeiro (28). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a baixa foi de 50%.

Os economistas da Equifax atribuem a queda do volume de requerimentos ajuizados e recuperações deferidas ao avanço no nível de atividade das empresas e ao fortalecimento da situação financeira dos pequenos e grandes negócios. "Haverá crescimento no número de pedidos apenas em caso de alta substancial da taxa básica de juros", ponderaram.

O levantamento da Equifax também registrou o montante de falências requeridas e decretadas em fevereiro. Foram requeridas 117 e decretadas 58 falências. O número de solicitações subiu 15% em relação a janeiro e caiu 2% em comparação a fevereiro de 2009. O montante de falências decretadas subiu 9% em relação ao mês anterior e teve queda de 28% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

Acompanhe tudo sobre:Cortes de custo empresariaisgestao-de-negociosReestruturação

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor