Exame Logo

Para setor de linha branca, o gato subiu no telhado

Segundo presidente da Eletros, setor começa a perceber que terá que repassar parte dos aumentos de matérias-primas

Consumidora olha máquinas de lavar em uma loja na Favela da Rocinha (Dado Galdieri/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 19h07.

São Paulo - A despeito da queda nas vendas , o setor de linha branca começa a perceber que a qualquer momento terá que repassar para o consumidor final pelo menos parte dos aumentos de matérias-primas como aço, resinas, alumínio, energia elétrica e transportes, além de gastos com planos de saúde e salários.

Esta é a avaliação do presidente-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, que participou nesta segunda-feira, 11, de reunião com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito, em São Paulo.

Veja também

"Estamos com as vendas não tão boas, mas com necessidade de repassar aumentos para o consumidor. O gato subiu no telhado", reforçou.

A Eletros foi representada na reunião por Kiçula, pelo presidente do Conselho da entidade e vice-presidente de Relações Institucionais da Whirlpool Latin America, Armando Valle, e pelo vice-presidente de Linha Branca da Eletros e diretor-financeiro da Electrolux, Adriano Moura.

De acordo com Kiçula, a conversa sobre a necessidade do setor de repassar os aumentos das matérias-primas para os preços foi colocada para o secretário, mas sem nenhuma pretensão de "ameaçar" ou "pressionar" o governo.

Nem era o mote principal do encontro, fez questão de salientar o presidente da Eletros. O encontro, que foi pedido pelo setor, teve como objetivo mostrar para o secretário Holland os números do primeiro semestre, que não foram bons.

Segundo planilhas trazidas para o secretário, as vendas de produtos da linha branca caíram 20% na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano e entre 5% e 10% no acumulado de janeiro a junho, no confronto com o primeiro semestre de 2013.

Para Kiçula, tal resultado está associado ao evento Copa do Mundo.

"Mesmo que a dona de casa precisasse de um bem da linha branca, ela preferiu um televisor até como forma de reunir a família", disse o presidente da Eletros, acrescentando que não pediram nada ao secretário. "Só apresentamos dados."

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumoeconomia-brasileiraEletrodomésticosVarejoVendas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame