Economia

PAC-2 prevê investimento para expansão da banda larga

Brasília - O Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2), que deverá ser lançado até o fim de março pelo governo federal, terá uma linha de crédito específica para a expansão da banda larga no País. Este será o primeiro projeto do setor de telecomunicações a ser incluído entre as obras do PAC. A informação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - O Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2), que deverá ser lançado até o fim de março pelo governo federal, terá uma linha de crédito específica para a expansão da banda larga no País. Este será o primeiro projeto do setor de telecomunicações a ser incluído entre as obras do PAC. A informação foi dada hoje pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, depois da reunião ministerial realizada na Granja do Torto, em Brasília.

Padilha não antecipou qual será o montante a ser investido na banda larga. Disse que a ideia é garantir a toda a população acesso à internet em alta velocidade, investindo em equipamentos e infraestrutura. Os valores, segundo o ministro, serão definidos depois que a área econômica do governo fizer uma análise de todos os projetos incluídos no PAC-2.

Já houve aceno do governo para a liberação dos recursos que serão recolhidos a partir de 2010 ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que são em torno de R$ 1 bilhão ao ano. O ministro disse também que não foi discutida, na reunião, a modalidade de execução do Plano Nacional de Banda Larga - se será feita por meio de uma parceria com as empresas privadas do setor, ou se haverá investimento apenas do governo.

Etanol

Padilha relatou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou, durante a reunião, uma preocupação especial com investimentos em usinas termelétricas que utilizem etanol. Nesta semana, Lula inaugurou, em Juiz de Fora (MG), a primeira usina termelétrica que utiliza etanol como combustível.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo