Economia

Otimismo com Brasil é mero sonho de investidores, diz FT

Jornal britânico aponta que Bolsonaro como "mais provável sucessor" de Temer, as "perspectivas de reformas liberais e pró-crescimento são sombrias"

 (Governo do Rio de Janeiro/Divulgação)

(Governo do Rio de Janeiro/Divulgação)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 14h57.

Última atualização em 20 de setembro de 2017 às 15h30.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - "A perfeição que os investidores estão precificando tem mais chance de permanecer um sonho", diz uma matéria do Financial Times publicada na última segunda-feira (18).

O otimismo com o Brasil tem se intensificado recentemente, como mostra a queda do dólar e os recordes do Ibovespa, diz o texto da seção Smart Money assinado por Jonathan Wheatley.

O jornal britânico reconhece que há motivos para isso, como o "time dos sonhos" na equipe econômica e os números que mostram recuperação do crescimento após dois anos de recessão brutal.

Também são citadas reformas aprovadas no último ano como a trabalhista, o teto de gastos atrelado à inflação e a nova taxa de juros de longo prazo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mas o obstáculo das contas públicas permanece, já que equilibrá-las exigiria transformar o déficit atual de 2,7% do PIB em um superávit de 3% a 3,5% do PIB, uma virada de 6 pontos percentuais.

Não há chance disso acontecer mesmo com reforma da Previdência. O jeito seria mexer nos 85% de gastos mandatórios pela Constituição, mas isso é algo que ninguém está prometendo.

O texto aponta o deputado federal carioca Jair Bolsonaro como o "mais provável sucessor" do presidente Michel Temer, e com isso "as perspectivas para reformas liberais e pró-crescimento são sombrias".

E isso foi antes da última pesquisa eleitoral, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mostra Bolsonaro com quase 20% nas intenções de voto estimuladas.

Ele fica logo atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujas chances de concorrer vêm diminuindo devido a problemas judiciais.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaCrise econômicaCrise políticaFinancial TimesRecessãoJair BolsonaroEleições 2018

Mais de Economia

Governo amplia teto de financiamento do Move Brasil para motoristas de táxi e app de até R$ 200 mil

Com reforma tributária, PMEs vão operacionalizar cashback – só não se sabe como

‘Não vai funcionar aumentar carga tributária, é preciso controlar gasto’, diz Mansueto

Reforma Tributária muda prazo do Simples Nacional: empresas têm até setembro para aderir