Economia

ONU revisa para baixo previsão de crescimento mundial

No último ano, a ONU revisou várias vezes para baixo suas previsões de crescimento do PIB mundial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 16h11.

Priorizar nos meus resultados Google

Nova York - A Organização das Nações Unidas voltou a revisar para baixo suas previsões de crescimento mundial, a 2,3% em 2013, mesmo nível que em 2012, e, em 2014, após uma melhora ligada à recuperação da economia dos EUA, a 3,1%.

Em uma versão revisada de seu relatório "Situação e perspectivas da economia mundial 2013", o departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA) destaca que "persistem importantes incertezas (...) que poderiam fazer a anêmica recuperação do crescimento mundial tropeçar".

Entre elas, menciona a crise na zona do euro, os problemas de déficit fiscal nos EUA, e "novos riscos a médio prazo", assim como "os efeitos potencialmente prejudiciais" de medidas monetárias adotadas pelo Japão para impulsionar sua economia.

O relatório destaca que, desde o final do ano passado, as principais economias mundiais tomaram medidas para limitar o risco sistêmico e restaurar a confiança, mas sem conseguir uma melhora significativa do crescimento e emprego.

No último ano, a ONU revisou várias vezes para baixo suas previsões de crescimento do PIB mundial: de 2,7% a 2,4% e agora a 2,3% para este ano e de 3,0% a 3,2% e agora a 3,1% para 2013.

Acompanhe tudo sobre:ONUIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Split payment adiado não é split payment esquecido: o que muda no caixa e nos sistemas das empresas

Governo lança novo Desenrola MEI e prorroga programas para renegociar dívidas; entenda como funciona

Desemprego cai a 5,3% no trimestre até agosto, com recorde de ocupação

Reforma tributária: lei feita para segurar benefícios ganhou exceção antes de completar um ano