Exame Logo

Onda de redução abrangente das taxas de juro continua na China

O Banco Shengjing reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo em 8 de fevereiro, e o Banco Internacional de Xiamen também reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo após o Ano Novo Chinês

The People's Bank of China (PBOC) building in Beijing, China, on Monday, June 26, 2023. China's consumer-driven recovery is showing more signs of losing momentum as spending slows on everything from holiday travel to cars and homes, adding to expectations for more stimulus to support the economy. Source: Bloomberg (Getty Images/Reprodução)
China2Brazil

Agência

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 17h48.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2024 às 18h21.

A onda de redução abrangente das taxas de juro dos bancos comerciais continua. Segundo o portal chinês, Yicai, alguns bancos estão prestes a iniciar uma nova rodada de redução das taxas de juro de depósito. O Banco Shengjing reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo em 8 de fevereiro, e o Banco Internacional de Xiamen também reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo após o Ano Novo Chinês.

Nos últimos tempos, a tendência de poupança dos residentes aumentou, enquanto a tendência de consumo diminuiu, devido à falta de confiança suficiente nas expectativas de renda futura e nas condições de mercado.

Veja também

De acordo com a análise do mercado, a redução das taxas de depósito não apenas ajuda a aliviar a pressão sobre a redução da margem líquida de juros dos bancos, promovendo assim a concessão de empréstimos pelos bancos para a economia real, mas também ajuda a normalizar a poupança dos residentes domésticos, beneficiando em certa medida o consumo.

Acompanhe tudo sobre:ChinaJuros

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame